CARATINGA– Com a proximidade do período chuvoso, a Cemig está reforçando seu programa de manutenção preventiva na rede de distribuição de energia em Minas Gerais. O objetivo é aumentar a resiliência do sistema elétrico e reduzir riscos de interrupções no fornecimento.
Dezenas de equipes especializadas estão em campo para identificar e retirar objetos estranhos que ficam presos à fiação, principalmente restos de pipas. Entre janeiro e setembro deste ano, quase 1.400 materiais foram removidos apenas na Região Leste, sendo que a maioria era de papagaios enroscados nos cabos. Em Caratinga, foram retirados cerca de 125 objetos.
Segundo a companhia, a retirada desses materiais é essencial para evitar curto-circuitos, rompimento de cabos e interrupções no fornecimento, situações que se agravam com o aumento das chuvas.
“Estamos com equipes exclusivas para retirar materiais presos na rede. Em mais de 90% das ocorrências, são restos de pipas enroscadas nas linhas. Esse tipo de material pode conduzir eletricidade e provocar curtos-circuitos”, explica Rodrigo Damasceno, superintendente da Regional Leste da Cemig Distribuição.
Pipas: diversão que pode virar risco
Durante o período seco, a incidência de ventos favorece a soltura de pipas, o que aumenta o acúmulo de materiais na rede e potencializa os riscos no início das chuvas. Apesar das campanhas educativas permanentes, a prática continua gerando impactos.
Entre janeiro e agosto deste ano, a Cemig registrou 2.605 ocorrências envolvendo pipas, que afetaram o fornecimento de energia para quase 800 mil clientes em todo o Estado. Na Região Leste, foram 200 incidentes, com interrupção do serviço para cerca de 45 mil unidades consumidoras.
“Soltar pipa é uma diversão saudável, desde que longe da rede elétrica. Se a pipa enroscar, não tente retirar. Nossas equipes são treinadas e equipadas para realizar esse trabalho com segurança”, reforça Damasceno.
Investimentos e manutenção preventiva
Além das ações de campo, a Cemig está investindo R$ 360 milhões em manutenção preventiva em 2025. Os recursos têm como meta modernizar a infraestrutura elétrica, reduzir riscos de falhas e agilizar o restabelecimento da energia em caso de interrupções.
Parte desse trabalho envolve inspeções de rotina, limpeza da rede e respostas rápidas em situações emergenciais.
Primeira chuva exige atenção redobrada
A chegada da primeira chuva após meses de estiagem é um dos momentos mais críticos para a rede elétrica. A poeira acumulada em cabos e isoladores, ao entrar em contato com a água, forma uma película condutiva que pode gerar descargas e curtos-circuitos.
Objetos estranhos, como pipas, galhos e sacolas plásticas, tornam-se ainda mais perigosos em dias chuvosos, aumentando a chance de rompimento de cabos.
“A primeira chuva é um momento crítico porque concentra uma série de fatores que podem comprometer a rede de distribuição. Por isso, intensificamos ações preventivas, investimos na modernização da infraestrutura e orientamos a população a adotar cuidados simples, mas fundamentais”, reforça Damasceno.
Orientações de segurança
A Cemig alerta para que crianças e adolescentes não soltem pipas próximo à rede elétrica e, em caso de objetos presos aos cabos, jamais tentem retirá-los.
Em caso de cabos rompidos, a recomendação é manter distância e acionar imediatamente a Cemig pelo telefone 116 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.