CARATINGA – Os alunos da Escola Líber, em Caratinga, já possuem experiência olímpica em diversas olimpíadas, sendo premiados em várias delas e, mais uma vez, não foi diferente. Dezoito alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram medalhistas da 4ª edição da Olimpíada Mirim – OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática).
A escola conquistou 10 medalhas de bronze, 6 de prata e 2 de ouro. A entrega da premiação aos alunos aconteceu na tarde desta terça-feira (9), na biblioteca da Líber, com a presença dos pais. A Olimpíada Mirim tem como objetivos estimular o estudo da matemática, revelar jovens talentos e promover a inclusão social por meio do conhecimento.
Entre os medalhistas está a aluna Isadora Hudson Mendes, do 3º ano, que recebeu medalha de bronze. Paula César Hudson Mendes, mãe da estudante, comemorou o resultado alcançado pela filha. “Fiquei muito feliz e satisfeita ao perceber o empenho da minha filha e a dedicação dela. Eu reconheço o papel da escola neste incentivo – primeiramente, por inscrevê-los na Olimpíada de Matemática e, segundo, por estimular diariamente nas aulas o amor pela matemática. O amor pela matemática é algo que tenho vontade que a minha filha permaneça durante toda a vida escolar dela”.
A Olimpíada Mirim – OBMEP é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da B3 Social, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A olimpíada é composta por duas fases: Mirim 1 (alunos do 2º e 3º anos) e Mirim 2 (alunos do 4º e 5º anos). A prova da 1ª Fase é composta de 15 questões objetivas. Os alunos classificados para a 2ª Fase realizam outra prova também com 15 questões.
Em cada uma das fases, o Comitê de Provas da Olimpíada Mirim – formado por profissionais altamente qualificados – elabora questões específicas para cada nível, cuidadosamente planejadas para estimular a criatividade e o raciocínio lógico dos estudantes, em linguagem adequada à faixa etária.
“A nossa escola já tem um histórico de participar em diversas olimpíadas: da Oba, GeoPolítica, Geografia, Literatura, Inglês e agora da Olimpíada Mirim – OBMEP. Ficamos muito orgulhosos dos nossos alunos, das famílias e dos professores porque, mais uma vez, a Líber encerra o ano com chave de ouro diante dessa brilhante participação na OBMEP”, destacou Flávia Bastos, diretora da escola.
“A pedagogia desenvolvida aqui é estratégica, dinâmica, prática e mão na massa. Isso estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças e a vontade de aprender matemática”, elogiou Paula.
O grande objetivo, segundo a direção da escola, é justamente esse: promover a difusão da cultura matemática desde os primeiros anos escolares. “Essas olimpíadas são importantes porque universidades como a USP e a Fuvest, por exemplo, utilizam o resultado dos medalhistas como bônus nos processos seletivos. Estamos começando a plantar essa semente no nosso Ensino Fundamental I para que eles possam colher os frutos do próprio esforço no futuro”.










