Programa irá atender todos os colaboradores da FUNEC e promover a saúde física e mental dos trabalhadores

A diretora geral do CASU, Daniela Fonseca, falou em reunião para coordenadores e colaboradores da FUNEC sobre a implantação do SESMT
CARATINGA – Com o objetivo de assegurar a saúde e o bem estar dos colaboradores, acaba de ser implantado no CASU o SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Até então, as ações desenvolvidas nessa área eram terceirizadas. Agora, a FUNEC poderá acompanhar de perto o dia a dia dos funcionários por meio de iniciativas de prevenção da saúde física e mental com apoio do CASU.
“É uma alegria para nós todos do CASU implantar também esse serviço especializado de Medicina e Segurança do Trabalho, porque vai trazer os colaboradores para mais próximo de nós, uma vez que nós trabalhamos com a saúde. A saúde não é apenas a ausência de doença, mas significa também, verificar todos os aspectos sociais, psicológicos, físicos, ergonômicos e os riscos de acidentes, ou seja, avaliar o profissional como um todo”, comentou a diretora de Assistência à Saúde do CASU, Paula Botelho.
Uma reunião com coordenadores de setor e colaboradores da Fundação Educacional de Caratinga foi realizada para divulgar as informações do projeto. A diretora geral do CASU, Daniela Fonseca, e o reitor do UNEC, Antônio Fonseca da Silva, ressaltaram a importância do SESMT para a instituição.

O reitor do UNEC, Antônio Fonseca da Silva, ressaltou os ganhos da implantação do programa para a instituição
O SESMT engloba vários programas, dentre eles os de riscos ambientais e os de controle médico da saúde ocupacional, como a realização de exames admissionais e demissionais, por exemplo. Além disso, atividades de prevenção, controle de imunização e ergonomia também serão desenvolvidos.
De acordo com o técnico em Segurança do Trabalho, Frederico Alves, a instituição já cumpre a rotina de obrigatoriedades que o Ministério do Trabalho determina, que são os documentos anuais, o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, no qual é feito um levantamento em cada setor para que seja levada qualidade para os setores e segurança ao trabalhador. “Então é feito um levantamento ergonômico, é feito um levantamento de riscos ambientais referentes a riscos químicos e biológicos. Estes programas já estão implantados aqui na instituição, porém nós vamos dar continuidade através de uma equipe técnica preparada para este tipo de atendimento”, completou.
A equipe do SESMT é composta por um técnico de Segurança do Trabalho, um engenheiro do Trabalho, um técnico em Enfermagem do Trabalho, uma enfermeira do Trabalho e dois médicos do Trabalho. Estes profissionais estão disponíveis no CASU e irão desempenhar as atividades correlacionadas.
Com o SESMT, outro programa será impulsionado, o CASU Pela Vida. A iniciativa busca prevenção de riscos à saúde mental de pessoas em situação de crise. “A gente já tem um programa que é o Casu Pela Vida, que é um programa de prevenção ao suicídio. No caso de pacientes depressivos, a gente quer prevenir a ocorrência desse suicídio. Agora com o SESMT, nós queremos aproximar também o desenvolvimento desse projeto”, explicou Paula Botelho.