Café
O início do período de chuvas nas regiões produtoras de café do sudeste brasileiro e a forte valorização do dólar frente ao real levaram a mais uma semana tensa sobre os preços do moca nas principais praças de café em Minas Gerais.
Café II
Na opinião de especialistas do café, os estragos estão feitos e a próxima safra brasileira de café está comprometida. As chuvas devem se normalizar nas próximas semanas e assim estancar perdas ainda maiores. Os comentários são que não faz nenhum sentido o ‘sobe e desce’ da bolsa de mercadorias de café, como se chegando as chuvas, teremos imediatamente uma oferta abundante de café arábica no mercado mundial.
Café III
Os analistas direcionam a atenção para os níveis dos reservatórios de abastecimento de água em São Paulo e Minas Gerais para saber que a seca deste ano não tem precedente há muitas décadas. Quem já havia visto as nascentes do Rio São Francisco secarem? Quem se lembra das represas que abastecem a grande São Paulo nos níveis atuais? Qual foi a última vez que Furnas chegou ao nível presente?
Café IV
Os agrônomos mais experientes afirmam que nunca enfrentaram uma seca como a deste ano. Não temos estoques de passagem pela baixa produção deste ano e nossos cafezais enfrentam o maior problema climático desde a grande geada de 1975, quando ainda tínhamos grandes estoques de café nos armazéns brasileiros.
Café V
Na semana que passou, em seminário que reuniu os principais produtores de café do mundo em Londres, a OIC – Organização Internacional do Café, divulgou estimativa indicando que o mercado mundial deve registrar déficit entre 4 milhões e 5 milhões de sacas de café arábica na atual safra que está na fase final de colheita. A oferta inferior à demanda também deve se repetir na safra 2015/16.
Café VI
Em Caratinga, a seca também vai se agravando com mais de 5 meses sem chuvas. As neblinas que ocorreram nesta semana não ultrapassaram 5 mm na melhor das hipóteses, apenas refrescando o clima que mais está aparecendo um panela de pressão. Quanto a lavoura, a falta de chuvas pós-colheita se percebe o enfraquecimento dos cafezais com queda contínua de folhas. Se continuar, será difícil reverter o quadro de grande parte da lavoura da região.
Preço
Enquanto os prognósticos da queda de safra deste ano já se tornam uma certeza e a queda também da safra futura no ano que vem também em possível queda, os preços estão subindo, mas em patamares de cautela, não evidenciando as motivações apresentadas pelos técnicos de campo. Assim, o mercado nesta semana teve um bom acréscimo, com produtores já vendendo café cereja a 535 reais a saca de café.
Sucesso
Mais sucesso no site jornal, o DIÁRIO ENTREVISTA. Nas redes sociais os comentários não param e as entrevistas polêmicas do candidato do PSTU Luiz Carlos Vicente, o Van Gogh, e do coordenador do PT, Elói Beneduzi, bateram recordes de acessos.
Partido Verde
O grupo político do PV local, boa parte dele está apoiando para governador o candidato petista Fernando Pimentel. Eles, que tiveram com Ernani do PSDB há dois anos, desvincularam a aliança com o ex-prefeito nestas eleições em virtude da falta de articulação do próprio Ernani. Se Ernani fez uma campanha a favor de Aécio, Pimenta, Pestana e Gustavo em Caratinga, resta saber se nas urnas irá manifestar a favor da estratégia do líder dos tucanos na cidade.
Shopping
O furo de reportagem do DIÁRIO sobre o Shopping Center em Caratinga, que será construído na área nobre da Viação RioDoce, a cada dia cai mais no gosto do caratinguense. Nas redes sociais é o que se comenta, fora as eleições presidenciais. Pelo visto, shopping é um verdadeiro sucesso de A a Z, dos 8 a 80 anos, um verdadeiro impulsor do crescimento de Caratinga para todos setores, não só do comércio, mas o de serviços principalmente.
Shopping II
E já tem gente palpitando que o shopping deveria ser aqui ou acolá!!!. Tudo isso é bom para que se crie em Caratinga um ambiente saudável e um padrão de atendimento que devemos ter a partir da construção do shopping.
Melhorar para ser atraente
Temos que melhorar e muito nosso atendimento aos visitantes e a nós mesmos se quisermos atrair mais gente para comprar em nossa cidade. Tem que haver uma mudança completa de comportamento nos nossos serviços prestados para que a rota dos compradores mude de outros centros metropolitanos para Caratinga, que é uma cidade mais gostosa de viver que Governador Valadares, que é quente; e Ipatinga; que é muito poluída.
Shopping é no centro
E tem gente colocando que shopping deveria ser em locais mais afastados!!! Pode até não ser uma má ideia, mas teria de haver necessariamente um grande deslocamento de pessoas que iriam trabalhar e até mesmo para visitar, dependendo de carros e um transporte público disponível e rentável.
Shopping segurança
Outro fator muito relevante de um shopping no centro da cidade é questão de segurança. Tema muito debatido hoje em todo Brasil nas eleições presidenciais. Um projeto de apoio a segurança no centro é mais eficaz para as polícias, já que é bem possível num shopping agências de bancos, supermercados, lojas de joias, entre outras, que muito dependem de plano estratégico de proteção.
Shopping para as pessoas
O Shopping Diamond Mall, em Belo Horizonte, próximo a Assembleia Legislativa, também não é de grandes dimensões horizontais, mas é bem localizado em área nobre da capital mineira. Guardados as devidas proporções, Caratinga tem como inovar e fazer um shopping para as pessoas irem a pé, como jovens, adolescentes, idosos, pessoas do centro e da periferia. Sem dúvida, tem tudo para que o shopping seja o ponto de encontro do caratinguense.
Novo Fórum
Outra expectativa do caratinguense é a construção do novo Fórum em Caratinga. Em outra área privilegiada, no Bairro dos Rodoviários, as obras não param e tudo indica que em breve os andares já serão visto nas ruas. São investimentos, empregos e, acima de tudo, entusiasmos para o crescimento da cidade.