Celebrando Caratinga

Nossa terra está completando 177 anos. Uma alegria imensa invade minha alma. Enquanto a pedra Itaúna nos vigia em silêncio, nossas palmeiras centenárias dançam ao vento como se estivessem acenando para cada um de nós. Sim, cada um de nós ajudou a construir esse recanto de paz, de progresso, de sonhos.

Durante esse tempo, vimos Caratinga crescendo. Hoje, aqui tem tudo para fazer o povo feliz. Educandários que sustentam uma Educação a oferecer todos os ramos do saber. A Saúde sustenta médicos, hospital, Casa de Saúde e postos. O comércio é opulento e serve com variedades nossa gente.

Ao ver todo o conjunto de melhoramentos, volto o meu pensamento para o povo que lutou, trabalhou e construiu essa terra de encantos. Povo amigo, trabalhador e dotado de calor humano que faz com que ele sempre esteja   de braços abertos para acolher quem chega e estreitar a amizade com os que ficam e aqui moram.

Para celebrar minha terra no dia de seu aniversário, busco nossa Banda de Música para tocar os dobrados que alegravam nossos maios de coroações, barraquinhas e os leilões promovidos pelo Monsenhor Rocha – grande benfeitor de Caratinga. Busco o passado grandioso colorido por Dona Isabel Vieira, Dona Maria Felícia. Busco os prefeitos que deixaram rastros de seu empenho em fazer a terra caminhar.  Busco os educandários que forraram nosso chão de conhecimento: Colégio Nossa Senhora do Carmo, Colégio Nossa Senhora das Graças, Colégio Caratinga – pioneiros que incentivaram a Educação. Se eu pudesse declinava o nome de cada pessoa que construiu o que hoje nós usufruímos. Aos anônimos, que na lida de todas as horas, souberam colocar tijolinhos na edificação da Casa – Mãe que hoje abraçamos com gratidão.

Coloco todas as estrelas brilhando na noite de sua festa. Coloco todas as flores esparramando alegria em seus montes, em suas ruas, nas janelas de todas as casas.  Coloco o olhar de todas as crianças benzendo com ternura nosso jeito de querer bem. Coloco o coração de cada caratinguense recebendo as bênçãos de Deus.

Que haja sempre   harmonia entre nós. Que os céus nos iluminem e nos façam ter fé, esperança e amor. Que o amor seja a nossa oração mais preciosa.

Felicidade, Caratinga!

Marilene Godinho