“O que é que está me faltando pra que eu te conheça melhor” … pois é, quem diria que após algumas décadas, estaríamos tão longe de todo romantismo que há algum tempo esquentava os corações de gerações e gerações.
Falar de relacionamento ao mesmo tempo em que é banal, é necessário, vivenciamos hoje, talvez, as maiores mudanças hierárquicas, de papéis e valores que a sociedade já presenciou.
Além das experiências que vivenciamos no dia a dia, terapeuticamente falando, grande parte da população sofre por questões ligadas diretamente aos relacionamentos. Bem, realmente não está fácil entender o que se passa com essas cabeças.
Não tenho tanta idade assim, mas por ser um pouco nostálgico, me apego e admiro as boas prosas de quem tem mais experiências, e posso falar que as pessoas relatam, que antigamente, a conquista era mais duradoura, longa, e não tinha essa, de levar pra cama no primeiro encontro.
Pensando sobre a ideia acima, muitos fatores influenciaram para que essa relação de tempo fosse alterada, pois bem, nos apegaremos nesse momento somente ao fato concretizado, de que, uma das causas para que os relacionamentos atuais não se concretizem como antes, é o fato de que não se conquista com a mesma determinação, de que o tempo hoje não possibilita o conhecer, e que tudo acontece com um tempo tão curto, que muitas vezes se perde o encanto.
Sim, somos uma geração alienada, influenciada pela mídia, pela compulsividade, pelo “quanto mais, melhor”, e não percebemos o quanto isso nos descaracteriza, o quanto vamos preenchendo o vazio, e sem perceber alterando nossos papéis.
Não serei hipócrita em dizer que tudo era perfeito, e que tudo está pior, nem mesmo em dizer que faço parte desse seleto grupo que sabe esperar, porém, reconhecer os erros, e tomar uma dimensão lógica e racional sobre os relacionamentos é o que me faz escrever, e é claro, em cima disso, refletir aonde foi que errei.
* Caio César de Farias Gomes é Psicólogo com Especialização em Saúde Mental, Especialista em Psicologia do Trânsito, é Professor e coordenador do Curso de Segurança do Trânsito do Centro Universitário de Caratinga.