* Ana Paula Rodrigues
No ambiente competitivo que o mercado de maneira geral está passando, é necessário que as empresas adotem estratégias para conseguir obter sucesso nas vendas de seus produtos e serviços, e com isso, é preciso que elas adotem uma mentalidade do que realmente o Marketing pode influenciar para alcançar os objetivos.
De forma generalizada o Marketing está relacionado a várias ações que podem ser feitas para fomentar o que está sendo oferecido e assim poder mostrar de forma muito mais abrangente e de fácil entendimento para o público desejado. É preciso canalizar qual é o produto a ser oferecido em cada mudança que o mercado exige e assim buscar por essas mudanças para satisfazer esse anseio. O marketing é visto como um instrumento essencial para a formação e manutenção de diversos tipos de negócio no mercado, porque é através dele que o consumidor terá o acesso a esses produtos de forma mais rápida, suprindo assim suas necessidades e desejos.
É preciso que os proprietários de pequenas empresas entendam a importância do Marketing como um grande potencializador para sua continuidade no mercado, aliado a maneira mais eficaz de trabalhar essa propaganda, não só apenas nas datas comemorativas, mas também nos períodos de ociosidade do mercado, onde as vendas caem e consequentemente fica evidenciada a necessidade de uma estratégia de marketing associado a uma promoção de seus produtos, para que assim traga os resultados esperados; e mostrar também que é preciso investir em longo prazo, sabendo que o retorno é gradativo e garantido.
De acordo com Kotler (2012) “Marketing é toda atividade dirigida para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, tais necessidades e desejos são alcançados mediante a compra de produtos e serviços e esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica ou psicológica.
É preciso entender o mercado para conseguir fazer um marketing eficiente e isto exige muito trabalho. Os colaboradores precisam conhecer seus clientes e buscá-los para conhecer todas as novidades, para isso eles precisam saber quais são as necessidades de cada um de acordo com o preço a oferecer nas mercadorias, para assim oferecer produtos de qualidade dentro das condições de cada um. Sabemos que os clientes também fazem marketing, quando eles pesquisam os preços dos produtos desejados dentro do preço que eles possam pagar, e como consequência disso ainda negociam os preços tendo como base algumas informações de suas pesquisas.
Os 4 P´s do marketing é representada pelo conjunto de variáveis controláveis que as empresas podem utilizar para influenciar e modificar a resposta dos consumidores. São eles:
- Produto: São bens físicos (tangíveis) e serviços (intangíveis) que a empresa oferece ao público alvo. Esses produtos são ofertados de acordo com a necessidade de cada um e dentro das especificações que ele deseja e com o algo a mais que ele pode trazer para facilitar a sua venda.
- Preço: Tem como significado o valor que o cliente terá que pagar pelo produto. É preciso ter em mente qual é o seu tipo de cliente, qual é a sua realidade financeira e qual será o melhor produto a ser oferecido. Saber negociar é muito importante quando se fala de preço. É preciso oferecer a melhor condição de pagamento para que o cliente sinta-se confortável para comprar, sem ficar preocupado se vai conseguir pagar.
- Praça: E onde a sua empresa está localizada. Ter em mente se todos têm acesso fácil ao local onde você está fixado. A rotatividade de pessoas perto da sua loja atinge todos os públicos que é de intenção ser atingido. A loja precisa ter um visual bonito e ser agradável para o cliente ficar à vontade na hora das compras. Estes são questionamentos que terão que ser feitos todos os dias para se obter êxito no que pretende.
- Promoção: Não é apenas dar descontos especiais ou vender barato, é também promover a marca, a loja e mostrar o que ela oferece de diferencial de seus concorrentes. Os descontos para as vendas à vista e taxas de juros mais baratos são outros grandes incentivos adicionais para as compras se realizarem com mais facilidade. Outros fatores a se destacar na promoção são merchandising, tais como arranjo de layout para facilitar a exposição do produto, brindes, sorteios, concursos, o marketing direto, telemarketing e as promoções de vendas.
Felippe Júnior (2007) mostra outro “P” importantíssimo no processo de gestão do marketing que são as pessoas ou públicos. As empresas produtoras de bens ou prestadoras de serviços têm o público interno como seu patrimônio mais precioso. Eles são formados basicamente de colaboradores e sendo eles parceiros das empresas, trabalham e produz visando alcançar os objetivos da organização. Outros também que são considerados internos da empresa são os fornecedores, porque eles trabalham inteiramente ligados as empresas, oferecendo o que a de melhor em termo de produtos e em forma de pagamentos. Tem os terceirizados, que prestam serviços ou produzem bens para matéria prima, e sendo uma grande empresa os acionistas que, em última instância são os donos. Todos eles unidos tem como objetivo o sucesso da empresa e só e possível com uma gestão de marketing objetiva e clara para todos.
O marketing não cria hábitos de consumo, mas estimula as compras desses produtos para uma satisfação existente, talvez momentânea ou de grande necessidade. É preciso que isso seja visto como um grande aliado para as empresas, e elas conseguirem visualizar isso de forma rápida e eficaz e colocar em prática, saber qual é o seu público alvo e seu público secundário, e qual produto ou serviço irá oferecer para essas camadas de forma atraente de acordo com modelo, marca, aliado ao um preço relevante para essas duas camadas.
Sabemos que a marketing é a alma do negócio, mas ela precisa ser trabalhada por profissionais que entendam do assunto, que faça pesquisas pra conhecer o mercado e suas necessidades, quais as tendências que ele está buscando no determinado momento da pesquisa e assim trazer essas novidades para o cliente.
Somente assim, as pequenas empresas poderão realmente lucrar com o uso do marketing e fidelizar seus clientes, fazendo do Marketing um ótimo aliado em sua organização e assim aumentar a lucratividade da empresa.
* Ana Paula Rodrigues, professora do Centro Universitário de Caratinga – UNEC, trabalha atualmente nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Ensino Semipresencial. Também é professora nos cursos de pós-graduação da UNEC e professora da E. E. Isabel Vieira. E-mail: [email protected]. Mais informações sobre a autora em http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162699D6