*Walter Zavatário
Interatividade é um termo novo, pouco encontrado em dicionários. Entretanto, é definido como possibilidade ou capacidade de ação mútua e possibilidade de comunicação de duas vias entre o computador e seu usuário. Conceitua-se, também, como a relação entre duas ou mais pessoas que, em determinada situação, adaptam seus comportamentos e ações uns aos outros.
Atualmente, o computador está deixando de ser apenas um instrumento de trabalho, para se transformar em meio de relacionamento social, nas mais diversas situações e nas diferentes classes sociais, em ambientes diversificados, onde os limites de tempo e espaço não são mais considerados. As novas tecnologias dominaram o espaço doméstico, profissional e de lazer do indivíduo, influindo e modificando relacionamentos, transformando sua rotina diária. É o chamado Ciberespaço, termo criado por William Gibson, em seu romance “Neuromancer”, usado para descrever o mundo coletivo de computadores em rede. Atualmente é utilizado para se referir ao universo formado pelas redes de computadores, acessadas pelas tecnologias de comunicação, onde a comunicação se processa através dos computadores, estabelecendo contatos e ações interativas entre seus usuários, onde a distância já não mais significa absolutamente nada. Assim, a interatividade se processa por intermédio das mais diversas tecnologias. E, na educação, já podemos observar a grande preocupação com o ensino e os eventos de interfaces de disciplinas diversas.
O que significa interatividade e ser interativo nos dias atuais? Qual a importância e a influência da interatividade no processo educacional contemporâneo? Interatividade resume-se em diversas formas criativas de se trabalhar, usando-se várias maneiras de se interagir em uma comunicação, onde o emissor consegue transmitir a mensagem para o receptor. Para se desenvolver qualquer tipo de interatividade é necessário utilizar-se de tecnologias avançadas, existindo a possibilidade de um maior controle do receptor pelo emissor, proporcionando um conhecimento maior do tema abordado, fazendo com que a interatividade seja benéfica.
O termo interatividade teve início na década de 70, antes interpretado como sinônimo de interação, e, com o tempo, passou a ser visto como relações de troca. Essas relações e influências acontecem em todos os momentos em sala de aula, nas relações professor-aluno. Assim, a interação que acontece é bastante significativa, pois todos têm oportunidade para expressar suas opiniões, sentimentos e argumentos de forma organizada.
Há duas maneiras de se separar “interação” de “interatividade”, mostrando-se o seu funcionamento, como a Interação Reativa: padrões preestabelecidos de interatividade, seguindo determinadas regras existentes no programa. Exemplo disso é o videogame. A comunicação através da interação reativa torna-se simbólica e há pouca liberdade criativa. A Interação Mútua funciona exatamente ao contrário da Interação Reativa. Proporciona uma comunicação com trocas reais e criatividade aberta. Nela a influência e as interferências influentes agem como um todo, como exemplo, os “chats” e “formulários”. As redes de comunicação disponibilizam informações de forma não sequencial, sendo que essa tecnologia permite ampla liberdade para se “navegar”, fazer permutas ou conexões em tempo real, podendo o usuário transitar de um ponto a outro, instantaneamente, sem necessidade de passar por pontos intermediários, de seguir trajetórias predefinidas. O caminho a ser trilhado e as conexões a serem estabelecidas são definidos pelo usuário.
A educação reconhece que a interatividade facilita a aprendizagem e os diversos recursos tecnológicos como as interfaces, a multimídia, e a web têm facilitado, cada vez mais, as práticas interativas. E para que a interatividade apresente resultados positivos ela deve estar integrada em um sistema de mudanças diante da vida dos indivíduos e do mundo, de uma maneira ampla, contando com a participação efetiva de todos.
*Mestre em Educação e Linguagem; Professor de Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana, no Centro Universitário de Caratinga-MG (UNEC). Escritor, autor de 5 livros de poesias e 1 infanto-juvenil; Membro Correspondente da Academia de Letras de Taguatinga -ALT, D.F., onde ocupa a cadeira Nº 28, patronada por Érico Veríssimo.
Mais informações sobre autor: Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1972871147875319