Na noite de ontem, Caratinga e cidades vizinhas comemoraram a chegada da chuva após um longo período de estiagem
CARATINGA – Na noite de ontem, os caratinguenses vibraram e agradeceram. A empolgação era tamanha, que moradores de algumas partes da cidade não se contiveram e externaram o seu agradecimento nas ruas. Banharam-se em referência a tão esperada chuva. No âmago, a esperança de que os pingos que caíam aliviasse um pouco a seca enfrentada pelo município.
E quando caíram os primeiros pingos, o caratinguense entrou em estado de catarse (N.E.: Termo de origem filosófica com o significado de limpeza ou purificação pessoal. O termo provém do grego “kátharsis” e é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra perturbação psíquica). As cenas foram comoventes e mostravam como a população expulsava o medo da falta d’água: no Bairro Santa Cruz, um homem chegou a se ajoelhar e agradeceu as gotas que caíam. Outro levantou os braços e agradeceu ao céu.
Na noite de ontem, chuvas também foram registradas em Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Bom Jesus do Galho, Inhapim e Ipanema.
ALÍVIO IMEDIATO
Era por volta de 20h quando começou a ventania e os primeiros indícios de que choveria na cidade. Por volta de 20h30, a chuva teve início e também a comemoração de diversos caratinguenses. Em alguns bairros moradores comemoram com gritos e até mesmo soltaram foguetes.
Durante o dia de ontem, o site Clima Tempo previa que choveria 7 mm em Caratinga, ou seja, para cada milímetro de água marcado no pluviômetro, representa dizer que, choveu um litro de água em um metro quadrado. O mesmo site ainda aponta que o município deverá ter pancadas de chuvas até a quinta-feira (29). A previsão para hoje é de 8 mm. Sábado (24), existe a previsão que chova 17 mm. Já a previsão para o domingo é de 9 mm.
É sabido que a chuva de ontem não foi suficiente para abastecer Caratinga e controlar a situação no Córrego do Lage, mas pode contribuir um pouco. Uma fonte ligada a Copasa disse que a vazão aumentou. Acredita-se que a empresa deverá divulgar nota no dia de hoje sobre a situação.
Se não resolveu por completo o problema da seca, a chuva da noite de ontem reacendeu a esperança dos caratinguenses. Diante da seca enfrentada pela população, a sensação poderia ser descrita pela canção dos Engenheiros do Havaii: “Que a chuva caía como uma luva/ Um dilúvio, um delírio/ que a chuva traga alívio imediato”. Ou então, lembrar Jorge Ben Jor e cantar: “Chove chuva, chove sem parar”.