Crânio foi localizado na área da RPPN Feliciano Miguel Abdala
IPANEMA- A suspeita de febre amarela silvestre chegou à Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala (RPPN – FMA), em Ipanema. O crânio de um muriqui foi localizado ontem na reserva, onde, segundo informações colhidas pela reportagem, já haviam sido localizados macacos barbados mortos.
Apesar de ainda não haver uma confirmação de relação com a doença, o encontro da ossada levantou o alerta para a possibilidade do primeiro registro da doença em muriquis, já que até o momento não havia registros científicos em relação a essa espécie.
A ossada teria sido localizada por meio de uma visita de campo, que tinha o objetivo de capturar mosquitos transmissores da doença, geralmente o Haemagogus, além de apurar se haviam macacos mortos naquela região. Os biólogos têm se organizado para realização de pesquisas sobre o assunto e acompanham a situação das matas da cidade. O material foi coletado para exame por uma equipe da Fundação Ezequiel Dias (Funed), para apuração da causa da morte.