Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social passaram por capacitação e conheceram o novo material de trabalho para as atividades
CARATINGA – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, prepara as novas atividades para o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). O Serviço de Convivência retoma as atividades na próxima segunda-feira (1).
Ontem, os facilitadores de oficinas e técnicos de referência do serviço participaram de um encontro para o planejamento das atividades que serão executadas no ano de 2016.
A diretora do Departamento de Proteção Básica, Edvânia Batista Carlos Rodrigues, explica que, durante o encontro, os profissionais conheceram o material de trabalho que será utilizado nas oficinas com os diversos públicos. “O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Este ano queremos ampliar o nosso serviço e atingir um publico maior. Na próxima semana os trabalhos retornam em todos os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e nos Espaços Cidadania dos distritos”.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Siqueira, o Serviço de Convivência é pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social. “Nos últimos anos, a Prefeitura de Caratinga avançou muito com o SCFV. Em 2013 inauguramos o Espaço Cidadania no distrito de Dom Modesto. Este projeto piloto deu certo e foi levado para outras localidades como o distrito de Santa Luzia, Dom Lara, São Cândido e no Córrego Boa Vista”.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) tem como finalidade ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária das crianças, adolescentes e idosos. O SCFV disponibiliza várias oficinas: teatro, violão, dança, artesanato, e atividades esportivas e lazer.
Na sede, as atividades são ofertadas nas dependências dos CRAS e de entidades parceiras como o Projeto Sombra e Água Fresca pela Fundação Metodista, Cantina Rainha da Paz, ARCA e Comunidade São Paulo Apóstolo.