A arte do escultor mineiro caratinguense, Adhemar Valerianos ganhou destaque na capa do DIÁRIO DE CARATINGA do dia 27 de agosto de 2000. Nesse tempo, o artista sonhava em tornar públicas suas 63 obras e conquistar reconhecimento pelo seu trabalho que vinha desenvolvendo há 21 anos, levando-se em conta a data da publicação. Hoje, Valerianos contabiliza 41 anos de atividade artística, mais de 800 esculturas, além de exposições na França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina e Estados Unidos.
SUCESSO
“Em um país onde o samba, o futebol e belas brasileiras são sempre destaque, o desafio é ganhar espaço na mídia”, comentou o escultor, na reportagem do DIÁRIO publicada em 2000.
Mas ele conseguiu, graças à sua história de sucesso. Diversos jornais nacionais e de outros países por onde passou projetaram o trabalho de Valerianos, que busca inspiração em passagens bíblicas para criar suas peças.
A mulher Samaritana, citada no Evangelho de João, é uma das personagens que ele retratou.
Ivo Vaz, escultor curitibano, tem grande influência na carreira de Valerianos, segundo conta. “Com ele, aprendi várias técnicas e, acima de tudo, a valorizar a originalidade das peças.
As esculturas de Valerianos são produzidas a partir da combinação da argila e minério de ferro, o que garante originalidade às peças, que são submetidas a altas temperaturas.