Professor Norivan fala sobre vantagens de trabalho personalizado ou de pequenos grupos com crianças e adolescentes
DA REDAÇÃO- Em Santa Rita de Minas, o professor de Educação Física, treinador de goleiros/personal soccer Norivan Paiva Moreira, vem se destacando no trabalho personalizado ou de pequenos grupos com crianças e adolescentes.
Ele observa que este trabalho tem o poder de potencializar “valências psicomotoras e cognitivas”, pois, o profissional tem um contato mais direto com os alunos, facilitando assim detectar quais dificuldades os alunos apresentam e assim direcionar o trabalho para o desenvolvimento. “Observa-se quais os pontos fortes apresentados pelo aluno para a manutenção ou ainda aprimoramento mediante ao trabalho executado, coisa que com grandes grupos fica limitado o trabalho, pois, deve-se dar a mesma atenção a todos alunos e também pode existir disparidades entre os alunos, podendo conter alunos iniciantes com avançados, ou mesmo alunos de mesmo nível, porém com necessidades diferentes a serem trabalhadas”.
Sobre a forma de trabalhar com trabalho personalizado ou com pequenos grupos, o primeiro ponto parte do processo da individualidade, no qual o profissional avalia o nível de maturidade do aluno física e intelectual e a partir daí cria o plano de treinamento, além do processo da individualidade. “A didática empregada é de suma importância, primeiro o aluno deve entender o que se está sendo trabalhado, ele deve entender que dentro do processo de ensino/aprendizagem o erro é algo que faz parte e que através destas experiências que vem a melhora e a evolução. Entender por que ocorreu o erro a através dele refletir e executar o que se pede da melhor forma possível (o chamado feedback)”.
Conforme Norivan, outro ponto a ser abordado é a intensidade e duração do trabalho. GRECO (2001) cita “treinamento para crianças são trabalhos visando o alto rendimento, não trabalhos de alto rendimento”, ou seja, não adianta querer empregar uma carga exagerada ou uma grande intensidade em uma criança, adolescente ou jovem se ele não suportar. “Primeiramente deve-se aprender para depois passar para a performance, e para aprender o trabalho deve ser através de muito diálogo (cobrando de forma moderada e motivando a todo momento) e devagar para que se entenda como executar de forma correta os fundamentos abordados, depois sim na performance se introduz mais desafios, mais intensidade, mais cobranças (sem esquecer também de motivar) e carga de acordo o os objetivos propostos”.
Seja o treinamento de goleiros, personal soccer ou funcional Kids, para Norivan, o trabalho vai muito além do mundo esportivo, pois capacita o aluno a viver melhor em sociedade, pois, deve respeitar regras, ter disciplina, respeitar colegas e professor no treinamento, por exemplo. “Capacita um crescimento psicológico, pois, o aluno aprende a superar limites, melhora atenção/concentração, desenvolve tomada de decisão, melhora a forma de se comunicar, dentre outros, melhorando assim também o rendimento escolar. Sempre que possível eu digo aos alunos, quanto mais inteligente é o aluno e bom rendimento tem na escola, mais facilidade tem para entender o esporte que se pratica fazendo assim evoluir em todos os âmbitos fisicos/técnicos/psicológicos”.
O professor ainda destaca que a leitura de autores ou artigos científicos para dar embasamento teórico ao trabalho agrega não só com os alunos, mas também, amplifica o conhecimento profissional na área. “Dando também novas visões para que os treinamentos possam ser atrativos, desafiadores ao mesmo tempo que não pule nenhuma etapa do processo de maturação do aluno, pelo contrário o ajude a obter mais gama motora, intelectual e psicológica para desenvolver um crescimento esportivo, pessoal e social no mesmo”.
INCENTIVO DA FAMÍLIA
Gilson Ricardo Verly Pereira é pai do goleiro Iury Gabriel Ferreira Verly, de 9 anos, que há seis meses treina com o professor Norivan. Ele destaca os benefícios do trabalho. “Por indicação de um amigo vim conhecer o trabalho do professor Norivan como personal soccer voltado também para dar treinamento de goleiro infantil. Meu filho era iniciante, nunca tinha jogado como goleiro, assim que despertou a vontade de ser goleiro procurei alguém capacitado para essa modalidade específica de treinador de goleiro infantil. Assim que entrei em contato com o professor Norivan vi que era alguém diferenciado nesse modelo de treinamento, tanto na parte técnica como física devido ter um modelo de trabalho diferente com pequenos grupos de alunos”.
Em seis meses de treinamento, Gilson ele enfatiza a evolução do filho. “Tanto como goleiro como a parte física que também está ajudando demais em controlar o peso, concentração, raciocínio rápido e lógico, noção de espaço, trabalho em equipe, respeito em relação aos colegas e professores melhora na escola e também com as responsabilidades nos afazeres domésticos também”.
Vitor Sousa Dornelas Tonelli iniciou nos treinos há um ano, aos sete anos de idade. A mãe Gislene Dornelas também observa os resultados do filho. “Ele não tinha noções de fundamentos, somente a coragem de defender no gol. Com os treinos intensos e específicos, ele desenvolveu de forma espetacular, onde tem recebido vários convites para jogar em campeonatos e tem exercido com maestria tudo que aprendeu nos treinos. Agradeço ao professor Norivan pelos treinos, incentivo e paciência em treinar o Vitor. Indicamos o treinamento dele com muito orgulho, devido ao excelente trabalho que faz com o Vitor”, finaliza.
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