Equipes da região participam de Campeonato AR-4 de Voleibol

Atletas de Ubaporanga também estão sendo treinados pela Única Vôlei para a competição
Equipe sub-19 da Única Vôlei faz a sua estreia hoje

Primeira etapa acontece hoje, em Ipatinga

DA REDAÇÃO- Neste fim de semana, acontece o 1º Circuito Classificatório do Campeonato AR-4 de Voleibol, categoria Sub-19 feminino e masculino. O evento acontecerá em três dias (sexta (19), sábado (20) e domingo (21)) e reúne equipes do Vale Aço, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri. Essa etapa acontecerá na Usipa, em Ipatinga.

A abertura acontecerá hoje, às 19h. Amanhã, os jogos ocorrerão a partir das 9h, com término previsto para 18h. Já no último dia (21), as partidas serão disputadas apenas no período da manhã, das 9h às

Atletas de Ubaporanga também estão sendo treinados pela Única Vôlei para a competição

12h.

Com a expectativa de mais de 200 pessoas envolvidas, o circuito contará com 12 equipes – são seis da categoria feminina e seis da masculina – em um grupo único. Cada uma fará cinco jogos e ao fim da competição, as quatro melhores colocadas estarão classificadas para a semifinal.

 

REGIÃO REPRESENTADA

A região será representada por duas equipes: Única Vôlei e América Vôlei. Os representantes falam sobre a preparação dos atletas e suas expectativas para a competição.

Equipe do América Vôlei

Única Vôlei

A Única Vôlei, que treina atletas de Caratinga, Ubaporanga e Inhapim, representará a região. De acordo com o treinador, Wérick Alvarenga, este ano, seis equipes participarão nas categorias sub 14/15/17/19 (feminino) e sub 17/19 (masculino). Sobre a preparação dos atletas, ele explicou que tem sido “a mais proveitosa possível”. “Com treinos semanais e amistosos sempre que possível, além disso, participamos de alguns campeonatos paralelos que ajudam muito na preparação dos atletas para o campeonato principal”.

Wérick administra equipes que englobam jogadores de três municípios. Para o treinador, essa interação é um grande trunfo para a competição. “Nosso trabalho é feito com núcleos nas cidades de Caratinga, Ubaporanga e Inhapim, essa interação entre os atletas das três cidades é de uma importância muito grande para que tenham experiências novas e façam amigos também, além do entrosamento que para o campeonato é imprescindível”.

Em Caratinga, o projeto Única Vôlei acontece desde julho de 2015, mas, nos demais municípios, despontou como uma inovação no esporte antes praticado. “Nos outros núcleos, começamos em fevereiro desse ano, implementando a cultura do voleibol nesses municípios que têm muitos talentos brutos, que precisam ser trabalhados de uma forma melhor”.

Para Wérick, o campeonato é uma grande oportunidade e funciona como ‘vitrine’ para os jovens talentos. “A competição ajuda no intercâmbio com atletas de outras cidades, além de terem uma visão melhor de como o vôlei é desenvolvido nesses locais, interação com outros atletas, muitas vezes mais experientes que eles. Acho interessantíssimo e necessário para a melhora dos meus atletas”.

As equipes do sub-19 estreiam hoje. O treinador afirma que mantém grandes expectativas para atuação de suas equipes na competição. “Esse ano estamos na nossa segunda participação na competição, e temos como foco principal colocar todas as nossas equipes na fase final. Classificar seis equipes para a fase final de um torneio desse tamanho seria um feito incrível, após isso, lógico, queremos o máximo de troféus possível sempre”.

América Vôlei

A equipe feminina do América Vôlei (América Futebol Clube) participará neste sábado (21), do Circuito Classificatório do Campeonato AR-4 de Voleibol, categoria Sub-19.

Érica Sabrina Silva, Helisangela Silva e Leonardo Aguiar (técnico) compõem a comissão técnica da equipe do América. Érica fala sobre a expectativa da equipe para a competição. “As meninas estão empolgadas, treinando, ansiosas para chegar essa data. São três etapas, a primeira é agora esse fim de semana na Usipa”.

Para Érica, o campeonato abre portas para o surgimento de novos atletas e desperta o gosto pelo esporte. “Nossa intenção é divulgar o esporte, trazer resultado é consequência, mas o principal é participar. A equipe busca atingir bons resultados, para que possamos trazer a segunda etapa Caratinga, que será em agosto”.