CARATINGA – Soluções para dar mais qualidade de vida às pessoas e ao meio ambiente. Popularmente, costuma-se dizer que “não encontrou solução, chame um engenheiro”. E parece que na prática é bem assim mesmo. Engenheiros encontram solução para praticamente tudo, em especial para aqueles problemas que tornam a vida mais difícil.
“Podemos definir a engenharia como uma ferramenta por uma vida com mais qualidade e menos dificuldades”, define o professor Alex Cardoso Pereira, pessoa chave no contato entre alunos e professores.
Estudantes de Engenharia, do Centro Universitário de Caratinga (Unec), mantido pela Fundação Educacional de Caratinga (Funec), apresentaram propostas que podem ajudar a resolver problemas do nosso dia a dia, principalmente na área de saneamento básico. O evento soma à perspectiva de um município mais desenvolvido.
“O que pudermos fazer para oferecer à população mais qualidade de vida, o faremos, e temos certeza que isso parte, em premissa, dos esforços educacionais e a Funec desempenha com primor esse papel. O incentivo à mão de obra qualificada é uma realidade dos tempos atuais”, defende o prefeito Wellington Moreira.
Sem dar menos créditos aos demais temas, os trabalhos voltados para a área de saneamento básico no evento da Engenharia realizado no Ginásio Dário da Anunciação Grossi, Campus I do UNEC, “chama a atenção porque é um foco do setor de projetos, hoje envolvido em sistemas municipais de saneamento em vários municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Doce”, esclarece o coordenador do setor de projetos da Funec e do curso de Engenharia, professor Leopoldo Loreto Charmelo.
Tanto na área de Engenharia Civil, quanto Ambiental e Sanitária, as ideias foram colocadas em papel para serem mostradas à sociedade acadêmica e à população em comum. Garantir a qualidade da água usada no consumo humano é a principal preocupação das equipes de engenheiros, que hoje concentram esforços no setor de Projetos da Funec, atendendo quase uma centena de municípios na área de Sistemas Municipais de Saneamento Básico.

Estudantes de Engenharia do Unec apresentaram propostas que podem ajudar a resolver problemas do nosso dia a dia
“Desenvolvemos um estudo sobre tratamento de água na base do que é feito nas baterias, por eletrolise, um método que pode contribuir, e muito, para que as águas cheguem aos mananciais com menos resíduos poluentes, de forma prática e a baixo custo”, defende a estudante Tainara Couto de Paula, cujo trabalho apresentado, como líder de turma, foi um dos destaques do evento.
A utilização de eletricidade para tratar a água foi proposta primeiramente na Inglaterra em 1889. A aplicação da eletrólise no beneficiamento mineral foi patenteada por Elmore em 1904. A eletrocoagulação (EC) com os eletrodos de alumínio e ferro foi patenteada nos EUA em 1909.
Os professores ficaram surpresos com os resultados dos trabalhos, em especial aqueles que tratam do tratamento da água antes dela atingir os rios que cortam a região. Os temas dos trabalhos apresentados foram os mais variados. Ao todo, foram apresentados 55 trabalhos. A atividade faz parte da rotina acadêmica de Trabalhos Multidisciplinares Supervisionados (TIS), como etapa final do semestre. Professores que orientaram suas equipes destacam a importância das apresentações.
“Interessante ver o empenho dos alunos em temas atuais, que vão em encontro ao que as últimas tendências de mercado cobram. Estamos colocando na praça profissionais comprometidos com mais qualidade ambiental, em especial sobre os recursos hídricos”, ressalta o professor Adriano Ferreira, que ministra a disciplina de Estruturas de Concreto e orientou alguns dos trabalhos apresentados.