Dia do Assistente Social

Visita ao Córrego Boa Vista
Visita ao Córrego Boa Vista

Visita ao Córrego Boa Vista

Alunos do curso de Serviço Social da FIC participam de evento em comemoração

CARATINGA – Entre os dias 23 e 25 de maio, as Faculdades Integradas de Caratinga (FIC) realizou a Semana do Serviço Social. Acadêmicos do curso participaram da abertura do evento que aconteceu no Casarão das Artes. As alunas egressas Gisely Rismo e Shirley Maclin ministraram uma palestra sobre os desafios enfrentados no CRAS Nossa Senhora Aparecida, que atende a comunidade do Córrego Boa Vista.

No dia 21 de maio, alunos do curso de Serviço Social dos 1°,3°,5º e 7º períodos estiveram na comunidade do Córrego Boa Vista, onde fizeram visitas orientadas a fim de conhecer a realidade do local. A partir dessa experiência, os acadêmicos também discutiram várias ações de intervenções para melhorar a comunidade. “Os moradores não têm acesso a água tratada e nem ao saneamento. Além disso, eles precisam se conscientizar em relação a autonomia e emancipação e procurar os cursos profissionalizantes oferecidos pelo município”, explica Gisely Rismo.

Para a aluna Enelise Rodrigues, do 7° período, é sempre importante ter novas experiências em campo. “Esse ano tivemos a oportunidade de visitar o Córrego Boa Vista, onde falamos para a comunidade sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes com o objetivo de conscientizar. E quando a gente sai da sala de aula e vai para a prática é que percebemos o tanto que é importante a minha futura profissão para contribuir para a sociedade”.

A visita orientada contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Caratinga e também com o apoio da professora, Sônia de Gomes Freitas e da coordenadora do curso, Lívia Maria Siqueira Fernandes, além das Assistentes Sociais do CRAS Nossa Senhora Aparecida, Gisely Rismo e Shirley Maclin.

Para Lívia, a Semana do Serviço Social foi de grande importância para os acadêmicos, pois nela, o aluno propôs ações de intervenções a partir das visitas orientadas. Além do Estudo de Caso, os estudantes também tiveram oficinas sobre a Proteção Básica e Especial. “Os acadêmicos conheceram a realidade da comunidade Córrego Boa Vista e por meio da campanha foi possível identificar o que a população vivencia no que se refere ao abuso e exploração sexual. Agora, eles irão propor ações que podem melhorar a vida das pessoas que moram na comunidade”.

O curso de Serviço Social vem crescendo e é pensando em formar profissionais aptos ao mercado de trabalho é que as Faculdades Integradas de Caratinga, FIC, oferece ao aluno não só a teoria, mas também cria oportunidades para que eles vivenciam, na prática, a profissão que escolheram.

 

Abrir bate-papo
1
Fale com a Redação
Olá 👋
Bem-vindo a redação do Jornal Diário de Caratinga! Como podemos ajudá-lo?