Da Lavoura à Universidade: O café e sua importância para o desenvolvimento e na formação e aquisição de cultura

A cidade de Caratinga está completando 174 anos e, durante todo o seu processo de formação e desenvolvimento, uma determinada cultura teve enorme importância e impacto em todo esse processo, cultura essa que, se não fosse por ela, talvez, a cidade não seria o que ela é hoje e, indo mais além, se não fosse por essa cultura, o nosso país não seria o que ele é hoje, devido ao enorme impacto que ela trouxe para o seu crescimento e desenvolvimento, e que ainda continua sendo de extrema importância para muitas cidades e regiões do Brasil: a cultura cafeeira.

Indo muito além de nossas mesas em nossa rotina matinal, o café sempre foi muito importante para o Brasil, ajudando, impulsionando, e auxiliando o nosso país em seu processo de crescimento e expansão, sendo, em alguns períodos, a principal fonte e força para esse processo, sendo a principal fonte de renda e empregos em vários lugares.

Ainda hoje, em várias cidades, principalmente em nossa região, mesmo com todo o processo de urbanização e a revolução digital e tecnológica, o café, e toda a cultura cafeeira, ainda ocupam esse lugar de destaque, sendo de enorme importância para a formação e o desenvolvimento de muitas cidades, movimentando toda a sua economia, sendo a principal fonte de empregos e renda de seus cidadãos e, em muitos casos, tendo toda sua economia girando totalmente em torno da colheita do café, sendo praticamente dependente da cultura cafeeira. Por exemplo, esse é o caso da minha própria cidade, São Sebastião do Anta, onde, pode-se dizer, que a economia é completamente dependente do café, já que, de uma forma ou de outra, tudo está ligado ao café, em suas diferentes fases e processos.

Como aconteceu, e acontece, para com muitas cidades de nossa região, o café, da mesma forma, foi, e ainda é, muito importante para a cidade de Caratinga. Mesmo que atualmente a economia, os empregos, e a fonte de renda de muitas pessoas não dependam só e exclusivamente da cultura cafeeira, em nossos dias atuais o café ainda tem enorme importância e impacto no processo de crescimento e desenvolvimento da cidade de Caratinga.

Caratinga é sempre vista e reconhecida como um grande polo educacional, por causa de suas instituições de ensino técnico e superior. Em nossa região, muitos são os jovens, e adultos, que vão todos os dias para Caratinga em busca da tão sonhada formação, e isso não significa que essa rotina seja fácil: destes alunos, muitos são aqueles que trabalham o dia todo, para depois seguirem para seus respectivos cursos e, dependendo da cidade, alguns levam horas para chegarem até Caratinga -, e horas para voltar.

Destes guerreiros que se esforçam e trabalham todos os dias na busca de sua formação, incontáveis são aqueles que estão todos os dias nas lavouras de café, não somente durante a colheita, mas o ano todo, cuidando da lavoura para que, eu seu período de colheita, sejam recompensados por seu árduo trabalho.

Assim sendo, a dependência do café para as pessoas de nossa região vai muito além de seu sustento, e do sustento de suas famílias, pois é da mesma lavoura e do trabalho árduo na cultura cafeeira que vem os meios financeiros para que se possa pagar seus estudos, seus cursos, sustentando e mantendo vivos os seus sonhos, mesmo diante de muito cansaço, esforço, e suor.

O caminho para conseguir o tão sonhado diploma passa por horas, dias, meses, e anos de trabalho dedicado, debaixo de sol e chuva, para poder ganhar não somente o necessário para a subsistência, mas também para custear, através de grande dificuldade, a mensalidade de seu curso acadêmico.

Logicamente, a presença desses alunos de outras cidades da região dentro de Caratinga, correndo atrás de seus sonhos e de sua formação, gera um impacto econômico, de maneira que, até mesmo os ganhos financeiros provenientes das lavouras de outras cidades da região são injetados em Caratinga por meio destes alunos que ali estão diariamente. Assim, pode-se ver que o café ainda tem enorme importância na nossa cultura e, para aqueles que desejam transformar suas vidas através dos estudos e do conhecimento, é também do café que vem os subsídios financeiros para que muitos possam ter acesso a aquisição de cultura, de conhecimento, de saberes e técnicas que poderão mudar não só a sua vida, mas a de muitos.

E assim, mesmo com passar dos anos, o café continua sendo de enorme importância para muitos, seja para o crescimento e desenvolvimento urbano, ou para o crescimento e desenvolvimento pessoal, a cultura cafeeira marca e, às vezes dita, o nosso ritmo de vida, sendo a base da estrutura que sustenta todo o aparato econômico, social, e cultural de toda a nossa região.

Assim como a cultura do café mudou a cidade de Caratinga em seus 174 anos de história, esperamos que ele continue mudando todas as outras cidades de nossa região que tem como a base da sua economia a produção de café, trazendo melhoria de vida para todos os seus cidadãos, de maneira que, através do árduo trabalho na cultura do café, os mesmos possam ter a base financeira necessária para alcançar seus sonhos e custear todo o seu processo de aquisição de conhecimento e cultura em sua busca por sua formação e seu diploma, para que, através dos mesmos, eles possam dar continuidade nesse gigantesco processo de transformação social e cultural que, por mais absurdo que pareça, pode se iniciar com um único grão de café.

Parabéns a cidade de Caratinga por seus 174 anos de história, e que todos possamos aprender com todo o seu processo de desenvolvimento.

Wanderson R. Monteiro

Formado em Teologia, coautor de 4 livros e vencedor de três prémios literários.

(dudu.slimpac2017@hotmail.com)

(São Sebastião do Anta – MG)