Campo da Santa Cruz: Agora vai!

Moro no bairro Santa Cruz desde novembro de 2000. Portanto, há quase vinte e um anos. Antes disso, os moradores já ouviam falar no sonho de ter na comunidade um campo de futebol. Ouço histórias de campos que já existiram no bairro, e do sonho de ter novamente um campo pra chamar de seu. A cada quatro anos, moradores, e principalmente desportistas ouvem promessas que o sonho será realizado. Já perdi a conta de quantas vezes, nesses mais de 20 anos que moro na comunidade, ouvi tal promessa. Alguns chegaram a marcar data para se iniciar a construção do campo. O local, um espaço existente dentro da área da FUNCIME (Guarda Mirim), uma entidade que ao longo de muitos anos, vem prestando um relevante serviço a cidade na formação de jovens e consequentemente, a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Muitas e muitas gerações passaram pela FUNCIME. Sem entrar na questão jurídica do tema, não dá para questionar que o local é ideal para a construção do tão sonhado campo da Santa Cruz. Antes que algum desavisado, menos ligado as causas sociais possa perguntar: Porque construir campo de futebol já que precisamos de tantas outras coisas, respondo: Campo de futebol municipal em uma comunidade como a nossa, tem uma importância muito além do esporte. Explico. Tendo um espaço como esse, enfim o governo municipal poderá implementar políticas públicas sócio esportivas. As políticas públicas de esporte e lazer são medidas preventivas que visam evitar o adoecimento da população e são acessíveis a qualquer cidadão. Esse é um dos fundamentos da chamada atenção básica ou primária. Além do esporte e lazer, que trazem respectivamente bem-estar físico e emocional, as ações de atenção primária são cruciais para reduzir o desenvolvimento de fatores de risco que facilitam o aparecimento de doenças. Enquanto política pública, as ações de esporte destinam-se tanto a pessoas sedentárias, estimulando a prática de atividades físicas, quanto aos jovens atletas que buscam seu melhor desempenho para se destacarem perante aos adversários. O mesmo acontece com as atividades de lazer, que facilitam a interação de pessoas em diferentes situações por meio de incentivos para realização de atividades lúdicas, criativas, inclusivas e divertidas para todas as faixas etárias.

Na tarde de quarta-feira (4), recebi uma ligação do vice-prefeito Ronaldo Carvalho, que me comunicou em primeira mão, a emenda parlamentar, de iniciativa do deputado Eros Biondini, no valor de 500 mil reais, destinada a execução da obra do tão sonhado “campo da Santa Cruz” o valor foi depositado integralmente pra tal finalidade. Ótima notícia não só para a comunidade do bairro, mas, toda a região. Afinal, com esse espaço, podemos ter esperança de ver em prática, políticas públicas, inúmeros projetos sociais, poderão ser implementados na cidade, com objetivos de atender principalmente crianças e jovens em vulnerabilidade social. Acho que dessa vez o campo sai do papel. Parabéns aos envolvidos pelo empenho. Antes tarde que nunca.

Mineiros na rodada

O Atlético terá uma oportunidade de se manter perto da liderança, ou até assumi-la nesta rodada do Brasileirão. Porém, vai ter o Juventude pela frente. Time por time o Galo é melhor, entretanto, o time gaúcho tem alternados jogos bons e ruins na competição, não acho que será um jogo fácil.

O América vai pegar o Fluminense no Independência. O tricolor tem feito boa campanha, apesar da insatisfação de parte da torcida com o trabalho do técnico Roger Machado. Para sair da zona de rebaixamento, vencer é preciso, e vejo esse jogo como boa oportunidade.

Na série B, o Cruzeiro terá o Brusque de Santa Catarina no sábado 11 horas da manhã. O time catarinense faz boa campanha, tem 24 pontos e briga para entrar no G4. Jogando em casa, será páreo duro para a Raposa. Para melhorar a relação no vestiário, Luxa está trazendo o tetra campeão Ricardo Rocha para trabalhar com ele. O torcedor espera muito que dê certo.

Rogério Silva

abrindoojogocaratinga@gmail.com

@rogeriosilva89fm