Por Edra
Um dos acontecimentos mais importantes na história recente da cultura de Caratinga foi a fundação da Casa do Ziraldo de Cultura noticiado pelo DIÁRIO DE CARATINGA, em 2009. Pelo significado, pela abrangência, pelo conteúdo e pela homenagem. Poucas cidades têm motivo tão relevante para celebrar um filho ilustre e, através dele, oferecer material concreto de cultura, arte, conhecimento e incentivo a novos valores.
Caratinga é reconhecida no cenário nacional como uma cidade de grandes talentos, onde se destacam personalidades nos mais diversos ramos de atividade, principalmente o cultural.
Nesta efervescência, o humor através do traço: o cartum, ou em textos, tem solo produtivo em Caratinga, cujo maior expoente é Ziraldo Alves Pinto, ou simplesmente Ziraldo.
Considerado um dos maiores cartunistas do mundo e ícone da literatura infantil brasileira, Ziraldo conquista os maiores prêmios e condecorações em diversos países. Já recebeu várias demonstrações de apreço e reconhecimento da santa terrinha. Entre eles, a estátua do Menino Maluquinho – referência da terra para todos daqui e para os que cortam nossa rodovia, o troféu “Pererê” e como patrono perene do Salão Internacional de Humor de Caratinga. Mas faltava alguma coisa mais profunda, consistente e eterna para complementar o que estava feito. Faltava um espaço para abrigar o acervo de sua obra e vida.
Mantida com todo respaldo pela Prefeitura de Caratinga, idealizada e edificada pelo artista Edra, que realiza também o Salão de Humor; a Casa Ziraldo de Cultura, situada em local amplo e privilegiado cedido pelo Banco Itaú, além de abrigar a vida e obra do artista maior, vem desempenhando, ao longo destes cinco anos, a sua meta, que é a de fomentar a cultura da região, valorizando a produção artística e literária de nossos artistas e escritores, resgatando nossa história e oferecendo espaço e estimulando o surgimento de novos valores em todas as formas de expressões culturais, levando entretenimento que agrada a todas as faixas etárias e sociais, sem nenhum ônus, tanto para os produtores, quanto para os visitantes.
Uma contribuição efetiva para o enriquecimento da cultura e da arte. Conhecer essa riqueza é um momento de aprendizado e apreciação a atrair pessoas de Caratinga e do país. Quem não deseja ver de perto tudo quanto um gênio produziu? Uma fonte cultural, artística e turística de nossa cidade. Um ponto de identificação do povo caratinguense e de cada um de nós que nos orgulhamos de termos nascido na terra de Ziraldo e dizer que o conhecemos como a um irmão. Sem contar o prazer que causa à alma de cada visitante.
Na casa constam ainda galerias homenageando aos demais conterrâneos que são celebridades nacionais como os jornalistas e escritores Ruy Castro e Miriam Leitão e o cantor Agnaldo Timóteo dentre tantos outros, abrigando também o Salão Internacional de Humor e a Gibiteca “Turma do Pererê”.
ESTRUTURA
A Casa Ziraldo de Cultura completou cinco anos de muito sucesso e reconhecimento. O local, responsável por fortalecer a cultura na cidade foi fundado pelo cartunista Edra, tendo sido inaugurada no dia 28 de novembro de 2009 com a presença de Ziraldo e Agnaldo Timóteo.
A casa constitui-se num importante espaço cultural da cidade e abriga um importante acervo do cartunista nascido em Caratinga e pai do Menino Maluquinho.
No térreo está localizado o salão onde, além de exposições, ocorrem lançamentos de livros e outros eventos culturais. Também no térreo existe um espaço para os livros dos autores caratinguenses.
No primeiro pavimento se encontra o acervo permanente de Ziraldo, a gibiteca “Turma do Pererê” e um espaço para palestras e exibições de vídeos.
A partir de sua inauguração, o tradicional Salão de Humor de Caratinga passou a contar com nova sede, a Casa Ziraldo. No espaço, já foram promovidos mais de 300 eventos, entre exposições, oficinas, palestras, lançamentos de livros e CDs.