Somente profissionais de Saúde serão vacinados com esta nova remessa
CARATINGA– O município de Caratinga recebeu ontem mais 1.078 doses da vacina contra a covid-19. Fazem parte desta segunda remessa 318 doses da CoronaVac e 760 da AstraZeneca; bem como as 1.050 doses, para segunda aplicação nos grupos prioritários. Serão vacinados apenas os profissionais de Saúde neste momento.

Erick Gonçalves também destacou que a Secretaria não tem enfrentado resistência à vacina, ressaltando que a equipe está fazendo a conscientização da importância da imunização
Até às 16h de ontem, já tinham sido vacinados 872 profissionais que atuam na área de Saúde, o que corresponde às primeiras doses que chegaram a Caratinga. Conforme o secretário de Saúde Erick Gonçalves, o quantitativo entregue até o momento ainda não é suficiente para imunizar todo este público que atua na cidade.
Ele destaca que são em torno de 3.200 profissionais e nesta segunda remessa, 1.078 serão contemplados. Segundo os protocolos, a preferência aos profissionais que estão trabalhando nos hospitais, nos laboratórios de análises clínicas, na parte técnica e teórica do enfrentamento da covid e também os que estão nos laboratórios de exame de imagem, entre outros profissionais das nossas unidades de saúde. Peço paciência a todos os profissionais e à população, à medida que a vacina está sendo disponibilizada vamos dando andamento na campanha. Tenham calma e mantenham as atitudes preventivas”.
O secretário também lembra que os dois imunizantes têm suas particularidades de aplicação. “A CoronaVac precisa que a segunda dose seja aplicada de duas até quatro semanas. Já a AstraZeneca, da Oxford, pode ser aplicada até 12 semanas. O Governo do Estado recomendou que essas vacinas da Oxford utilizássemos todo o quantitativo, que é de 760, na vacinação do público alvo, que são os profissionais de Saúde”.
A Secretaria de Saúde de Caratinga dará início hoje à aplicação das vacinas da nova remessa e nesta quarta-feira (3), aplicará a segunda dose do público já recebeu a primeira dose da CoronaVac. Erick desta que, até o momento, não houve registro de pacientes que tenham apresentado reação à vacina em Caratinga. “Não tivemos registro de evento adverso na vacina e isso traz uma tranquilidade para nós. Sabemos que a vacina pode ter algum evento adverso e se tiver a equipe de saúde estará acompanhando, mas, até o momento falamos de forma segura sobre a administração da vacina aqui no nosso município”.
Erick Gonçalves também destacou que a Secretaria não tem enfrentado resistência à vacina, ressaltando que a equipe está fazendo a conscientização da importância da imunização. “Lembramos que a vacinação é um primeiro passo para reduzir os casos de transmissão na nossa cidade. Esse primeiro passo está sendo dado junto com as medidas preventivas”.
O município já tem apresentado resultados positivos com redução da contaminação, o que Erick atribui às medidas que têm sido implantadas. Ele acredita que a vacinação será fundamental para que estes números sejam ainda melhores. “Comparando com o mês de dezembro, Caratinga reduziu em 50% os casos positivos da covid-19. Também diminuímos o número de internação de pacientes no Casu, para se ter uma ideia, temos hoje 15 % de ocupação de pacientes de Caratinga nos leitos do Casu. Esse trabalho junto com a população, comerciantes e a vacina, com certeza vamos colher frutos positivos”.
1.250 profissionais de Saúde ainda vão aguardar uma nova remessa de vacinas contra a covid-19, para que haja a imunização da totalidade deste público que trabalha no município. “Lembrando que somos um município polo, recebemos pacientes de toda a região, temos três hospitais, só a prefeitura de Caratinga possui 24 unidades de saúde, temos diversas clínicas e consultórios particulares. E vamos contemplando à medida que a vacina chegar”, finaliza.