CARATINGA- As instituições bancárias e atividades financeiras, além de medidas que devem ser observadas nos estabelecimentos em geral, devem seguir algumas recomendações estabelecidas pela prefeitura neste momento de pandemia. Uma delas é estabelecer horário fixo para atendimento exclusivo de idosos, como por exemplo das 10h às 12h.
Deve-se ainda se instalar fita zebrada ou marcação no piso nas áreas de acúmulo de pessoas, tais como caixas eletrônicos; alternar as cadeiras nas salas de espera devendo sempre saltar uma entre os usuários que aguardam atendimento; e intensificar a periodicidade de higienização de toda a estrutura, incluindo área externa, elevadores e banheiro.
Também é preciso limitar a entrada e permanência de clientes na instituição a quatro pessoas por caixa em funcionamento, obedecendo-se o distanciamento de um metro entre um cliente e outro.
Os bancos precisam oferecer álcool gel 70% em pontos estratégicos como entrada de banheiros, elevadores, guarda volumes e próximos aos caixas eletrônicos; além de que todo equipamento ou dispositivo como máquinas de cartão de crédito, totens, telas de caixa eletrônico e outros que possuam contato manual deverão sofrer limpeza e desinfecção apropriadas a cada uma hora.