Celebramos a Páscoa há 3 dias.
Mas, eu pergunto, Jesus ou o seu povo, tinha alguma vantagem sobre nós, habitantes do mesmo mundo, mas 2 mil anos depois?
Eu digo que sim.
Qual seria?
Ao ler Lucas 24, entendi algo muito importante na época dele comparada com a nossa.
v.39: Vejam minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo. Toquem em mim e vejam, um espírito [ou fantasma] não tem carne ou ossos, como vocês podem ver que eu tenho.
v.40: E ao dizer isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.
v.41: Como eles ainda não acreditavam por causa da alegria e de estarem assombrados, ele disse: Vocês têm algo para comer?
v.42: E eles lhe trouxeram um pedaço de peixe assado.
v.43: E ele o pegou e comeu na frente deles.
v.44: Então ele disse para eles: Estas foram as palavras que eu lhes falei, quando ainda estava com vocês: Tudo o que foi escrito ao meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
v.45: Então ele abriu o seu entendimento, para entenderem as Escrituras.
v.46: E continuou: Está escrito que o Cristo iria sofrer e ressuscitar ao terceiro dia;
v.47: e que seria pregado em seu nome para todos os povos o arrependimento para o perdão dos pecados…!
Mas, qual é essa vantagem que você vê aí?
Examine comigo a argumentação de Jesus:
Eles tinham as Escrituras Sagradas, o nosso Antigo Testamento, que era considerada como as palavras vindas diretamente do Criador e Deus. Pois para o povo de Jesus, o Deus que nos criou não nos deixou no escuro, na ignorância, mas revelou a si mesmo e os seus planos através de profetas!
‘ O que quero dizer é isso:
Jesus estudou as Escrituras. Ele até discutiu com os doutores da época (MUITO CEDO: quando tinha doze anos, ficou no Templo com eles e ficaram impressionados com seu conhecimento e entendimento das Escrituras).
Contudo, isso não é o que quero destacar. Pois já conheci gente que conhece muito, mas…. O importante mesmo é o seguinte: Além de conhecer, ele, Jesus, NÃO TINHA DÚVIDA NENHUMA sobre o que os profetas tinham escrito!!! Ele aceitava, ele cria de verdade!
O FATO de sua via crucis, sua prisão, e tudo o que aconteceu antes de sua ressurreição – ele já possuía conhecimento, pois os profetas (como por exemplo, Isaías, no capitulo 53) descreveram o SEU SOFRIMENTO de uma forma muito profunda, e com muitos detalhes!
Ele disse também que toda a Lei tinha que ser cumprida – e ele a cumpriu totalmente.
Assim, sua vida foi o resumo da vida de um cordeiro que é preparado para ser sacrificado – para ser oferecido pelos pecados da humanidade.
E ELE FOI o Cordeiro perfeito, sem mácula, cujo sangue tem o poder especial de perdoar os pecados!
Qual era então a vantagem de Jesus?
ELE CRIA NAS ESCRITURAS! ELE CONFIAVA EM DEUS. E é isso que ele espera de nós.
Pense nisso.
Rev. Rudi Augusto Krüger – Diretor, Faculdade Uriel de Almeida Leitão; Coordenador, Capelanias da Rede de Ensino Doctum – UniDoctum; E-mail: [email protected]