Serviços contemplam a extensão total de 8 km, de Caratinga a Piedade de Caratinga
CARATINGA- O Departamento Nacional de Infraestrutura Transportes (DNIT) assumiu a manutenção do trecho de 8 km da BR-474, que compreende Caratinga (entroncamento BR-116) a Piedade de Caratinga. Com a mudança, a autarquia federal deu início às obras de recuperação do local.
A contratação da empresa Construtora Centro Leste- Engenharia LTDA, responsável por executar os serviços, foi publicada ontem, no Diário Oficial da União. Robson Santana, supervisor da unidade local do Dnit comentou sobre a obra em entrevista ao DIÁRIO DE CARATINGA. “Esse trecho não estava contemplado nas nossas situações porque recebemos ele no ano passado do DEER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem). No primeiro momento, tentamos junto à Superintendência do Dnit de fazer um aditivo no contrato que já existia na BR-474, de Piedade até Aimorés, que é o nosso contrato de manutenção. Então, nós recebemos a negativa desse aditivo e elaboramos um novo edital só para esses 8 km”.
Segundo Robson, estão previstos serviços estruturais, como troca da maior parte do pavimento, roçada, tapa-buraco, pintura de meio-fio, recomposição de sarjeta e sinalização da pista nova. “Já temos empenho disponível ali para uns dois ou três meses agora direto, imediato. As equipes já se mobilizaram, a empresa já está instalada em Caratinga e esperamos o mais rápido possível dar uma nova vida para aquele trecho da BR, onde tem acontecido vários acidentes. O nível do pavimento já estava ruim, se comparado com o restante da BR-474. Talvez eu não consiga com esse contrato fazer os 8 km a estruturação completa, mas acredito que podemos melhorar entre 80% e 90%”.
PERÍMETRO URBANO DA BR-116
Desde 2017, o Dnit vem promovendo uma sequência de intervenções no perímetro urbano da BR-116, como o acesso aos bairros Santa Zita e Esplanada, canteiro central e acesso à rodovia.
No ano passado foram realizados o fechamento de acessos do UAI, Rua Lamartine, retorno da Rafa Motos; divisão da pista sentido Governador Valadares em frente à saída da Rua dos Cavacos (Rua Francisco Victor de Assis); e criação de saída da Rua dos Cavacos diretamente à rodovia e retorno ao centro, semelhante à obra realizada no Bairro Santa Zita.
Sobre estas obras, Robson faz um balanço positivo. “Próximo à Rua dos Cavacos foi concluído, tivemos um retorno positivo da população, não tivemos notícia de acidentes, o pessoal parece que entendeu o propósito e gostou das intervenções. Ali no retorno do UAI também fechamos ali de defensa, para evitar o retorno irregular. Algumas motos vemos que ainda passam ali, mas acho que o condutor vai se acostumando e nosso objetivo foi atingido”.
Em 2018 também foram realizadas mudanças no local conhecido como reta da balança (saída de Caratinga para Santa Rita de Minas), com instalação de quebra-molas e, posteriormente, dois sonorizadores para reforçar a sinalização. “No trecho da balança chegamos a ter o número de 27 acidentes em 2017. Após a instalação dos sonorizadores em novembro do ano passado não houve mais notícia de acidentes naquela localidade. Também acreditamos que o resultado foi positivo”.
Questionado se estão previstas outras obras para o perímetro urbano, o supervisor do Dnit afirma que os estudos não param. “Estamos pretendendo elaborar novos estudos, mas o contrato que temos aqui na BR-116 já estamos no limite. Então, temos que aguardar mês de abril, onde vai vir um novo contrato e teremos recursos disponíveis para novas intervenções. Mas, nossa ideia, obviamente, é continuar os estudos para atender toda a travessia de Caratinga”.