DER abre licitação para projeto do Contorno de Timóteo

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) publicou, nesta terça-feira (30/9), o edital para a contratação do projeto executivo do Contorno de Timóteo. A obra, considerada estratégica para o Vale do Aço, tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana e a logística da região.

O valor estimado para a elaboração do projeto é de R$ 6,3 milhões, com prazo de execução de 12 meses, conforme prevê o edital.

Estrutura da obra

O Contorno terá aproximadamente 20 quilômetros de extensão, ligando o entroncamento com a LMG-760, próximo ao distrito de Cava Grande, até o entroncamento com a BR-381.
Entre os desafios técnicos do empreendimento, estão seis estruturas especiais — pontes e viadutos — que somam cerca de 1.010 metros de extensão. Também estão previstas obras de contenção em uma área de 3.900 metros quadrados, além de seis interseções em nível e duas interseções em dois níveis.

O projeto contempla ainda sondagens geotécnicas e análises ambientais, etapas fundamentais para a viabilização da obra, cujo custo total é estimado em R$ 155 milhões.

Impactos na mobilidade

De acordo com o vice-governador de Minas, Mateus Simões, a obra trará benefícios diretos para a população de Timóteo e do Vale do Aço. “Esta é uma obra extremamente importante para tirar o trânsito intenso, inclusive de caminhões, do centro da cidade. Vai garantir mais mobilidade e mais segurança, tanto para os motoristas quanto para os moradores da região”, afirmou.

Já o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, ressaltou o compromisso do Governo de Minas com a modernização da infraestrutura rodoviária do estado. “Esperamos concluir o processo licitatório em breve para iniciar os trabalhos do projeto executivo, seguido pela licitação da obra em si, etapas essenciais para o início da construção do contorno de Timóteo”, destacou.

Além de facilitar a circulação de veículos e o escoamento logístico, o Contorno de Timóteo deve impulsionar a economia local e melhorar o acesso ao Parque Estadual do Rio Doce, um dos principais atrativos turísticos da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *