Ouvir e dialogar com a sociedade para buscar melhores soluções para a população esta é a proposta dos Fóruns realizados em Minas Gerais
DA REDAÇÃO – Foi realizada na última terça-feira, dia 4, a primeira rodada do Fórum Regional Território Central, em Curvelo. O objetivo dos fóruns instalados pelo Executivo em parceria com a ALMG é levantar demandas de cada uma das 17 regiões nas quais o Estado foi dividido, para subsidiar a implantação de políticas públicas mais alinhadas ao desejo da sociedade local. Na primeira etapa, oito regiões foram contempladas.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Adalclever Lopes, ao participar das atividades em Curvelo disse que o Executivo pode contar com o apoio do Legislativo para desenvolver as ações e definições dos fóruns. “O governo está fazendo um projeto para que os recursos do Estado sejam rigorosamente aplicados nas necessidades dos mineiros”, destacou.
Em seu discurso, o presidente Adalclever Lopes reafirmou a parceria da Assembleia com o Governo do Estado. “Trabalhamos juntos. Somos como irmãos siameses: duas cabeças em um mesmo corpo”, comparou. Ele também assegurou que a Assembleia não medirá esforços para priorizar as demandas do Executivo.
Os Fóruns Regionais marcam oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas. Na prática, a população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos. O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.