CARATINGA – A instalação de postes de energia elétrica em terrenos particulares tem sido alvo de questionamentos para dois moradores do município de Caratinga. Rodrigo Mota, morador da Rua Manoel Dias, no distrito de Patrocínio, conta que já há alguns anos luta junto a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para que a empresa retire um poste que se encontra dentro de sua residência.
Segundo Rodrigo, todas as vezes que procura a empresa, recebe a informação de que a retirada do poste se dará mediante pagamento de R$ 5 mil. “A alegação da Cemig é de que o poste já estava lá e eu fiz a casa em torno dele”.
Rodrigo rebate acrescentando que o terreno é de sua propriedade. Sem condições de arcar com a retirada e com urgência na ampliação de sua residência, ele procedeu com a obra deixando o poste no mesmo lugar. “Não tenho condições de pagar esse dinheiro para retirar este poste. Além do mais, o terreno me pertence. Mesmo que tivesse condições de pagar não acredito que tenha lei que me obrigue a fazer isto, pois a Cemig é uma empresa fornecedora de energia. Todo mês pago minha conta, os postes devem ficar localizados na rua, em frente a minha casa, não dentro dela”, conclui.
Outra questão envolvendo instalação de poste em terreno particular é na residência de Walber Gonçalves, na Rua Francisco Alves, no Bairro Santa Zita. Segundo o proprietário o poste está fixado há mais de dois anos, entre a garagem e a porta da sala. Ele afirma que por duas vezes procurou a empresa e recebeu a informação de que iriam fazer visita ao local e proceder com um projeto de retirada, mediante pagamento. Porém, a visita ainda não teria sido realizada.
O DIÁRIO DE CARATINGA entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Cemig, que informou que o local de instalação dos postes segue o traçado do arruamento definido pela prefeitura municipal ou loteador responsável. A Assessoria ainda destaca que em caso de interesse particular, a substituição do local de instalação de um poste pode ser solicitada pelo cliente, mas o custo total do serviço é de responsabilidade do solicitante.
Um comentário
estefaneA
ENQUANTO NO BAIRRO DOUTOR EDUARDO ENCONTRA^SE RUAS SEM LUZ ESPERANDO PROVIDENCIA DA CEMIG E DA PREFEITURA DE CARATINGA.