Regional LCD: Sem definição de final
No final de semana, infelizmente, não tivemos, como esperado, a definição dos finalistas do Regional da LCD. A partida entre Caratinga e Fluminense, jogo de volta, não aconteceu pelo fato de o trio de arbitragem ter se apresentado incompleto, faltando um dos auxiliares. Só quem já esteve à frente de qualquer entidade responsável por promover algum campeonato sabe o quanto é difícil. Portanto, antes de sair criticando, apontando culpados pela lamentável falha, é preciso entender realmente o que aconteceu. Entretanto, falhas dessa natureza depõem contra a imagem do campeonato e, obviamente, seus organizadores. Por isso, é muito importante que a direção da LCD explique publicamente o que aconteceu. Caso contrário, abre espaço para que cada um pense o que quiser e saia contando cada um sua versão.
O Campeonato Regional promovido pela Liga Caratinguense de Desportos é, indiscutivelmente, o mais importante, tradicional e charmoso do Leste e Zona da Mata mineira. Nenhuma outra competição de futebol amador tem tanta história, revelou tantos craques e mostrou tantos times espetaculares ao longo dos anos. Lamentável que, exatamente no ano em que se comemoram os 60 anos desde a primeira edição, em 1965, aconteça esse tipo de falha. Como apaixonado pelo futebol amador, desejo que seja explicado e corrigido.
Regional LCD: Sem união, corre risco de extinção
De março de 2022 a 2025, estive como presidente da Liga Caratinguense de Desportos, tendo como parceira, diretora e, principalmente, coordenadora de competição a conhecida Marina Pires. Juntos, realizamos: Copa da Amizade, Copa Menino Maluquinho, Mineiro de Fut 07 e todas as competições na base. Claro, as três edições do Regional adulto 2022/2023/2024. Sem falsa modéstia, três certames com níveis técnicos elevadíssimos e estádios lotados. Entretanto, isso não significa que foram perfeitos, sem qualquer falha da nossa parte. Porém, nossa dedicação foi ao limite do desgaste emocional. Tanto, que faltando um ano para o final do mandato eu já havia decidido com minha família que não iria permanecer na LCD.
Sei que algumas pessoas podem pensar que isso se deu por conta de críticas — podem ter certeza que não. Afinal, elas fazem parte do pacote. Só fica livre de críticas quem não faz nada, não trabalha, não produz. Além de pedido familiar e outros projetos profissionais, o principal motivo que me fez tomar a decisão de não permanecer na Liga Caratinguense de Desportos foram atitudes covardes, inescrupulosas, mentirosas, movidas por gente sem caráter, motivadas por um pensamento guiado pelo ego, que acreditava ser dona de cargos na gestão municipal anterior que, na verdade, são apenas temporários — cargos que, inclusive, já nem ocupam mais.
Enquanto as pessoas insistirem em se sentirem donas do que, na verdade, é público, corremos o risco de ver novamente nosso principal campeonato de futebol amador deixar de ser promovido, como aconteceu no período de 1996/2002. Pelo cenário atual, onde não existe diálogo, cada um só pensa em seu próprio umbigo, cada um pensa que a solução é criar sua competição, confesso que nunca tive tanta certeza de que tomei a decisão certa em não fazer mais parte disso. Porém, torço muito e desejo sucesso para quem permanece.
Rogério Silva
abrindoojogocaratinga@gmail.com
@rogeriosilva89fm
Arte/Colaboração: Felipe Alvim











