DA REDAÇÃO- O caratinguense Leonardo Cornélio, conhecido como “Léo Formigão”, viveu um momento inesquecível no último dia 4 de maio de 2025. Pela primeira vez, o atleta participou de uma competição fora do Brasil: a tradicional Maratona de Montevidéu, no Uruguai.
Capital do Uruguai, Montevidéu é banhada pelo rio de La Plata e está localizada no centro sul do país. Possui quase um milhão e meio de habitantes e é sede administrativa do Mercosul.
Com garra e determinação, Formigão completou a prova e celebrou: “Realizei meu sonho em correr em outro país”, declarou, emocionado.
A trajetória de Léo é marcada por superações. Diagnosticado tardiamente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível 1 de suporte, ele tem mostrado que a força de vontade e o amor pelo esporte são maiores que qualquer desafio. Em 2024, ele já havia concretizado outra meta pessoal importante ao participar, no dia 17 de novembro, pela segunda vez da exigente Maratona de Curitiba, percorrendo os 42 quilômetros da prova. No mesmo ano, conquistou o primeiro lugar na Corrida de Montanha da “Seu Bet Ibituruna”, realizada em Governador Valadares.
Essas conquistas têm refletido não apenas a evolução de Léo como atleta, mas também a sua perseverança em lutar por seus sonhos. Com uma rede de apoiadores, ele reforça que cada vitória representa muito mais do que um pódio. “Obrigado a todos que me ajudaram a realizar meu maior sonho. Consegui correr fora do Brasil”, agradeceu Leonardo.
A conquista em Montevidéu foi possível graças ao suporte de diversos patrocinadores que acreditaram no talento e na determinação de Léo Formigão. Entre eles, estão: Click Internet Fibra, Barbearia A Firma, Lojas Oceania, Coelho Diniz Supermercados, Grupo Amaretto, Café Rio Preto, J’Car, Distribuidora Tatati, Açaí Brasil Delivery Caratinga, Tour Brasil Viagens, Olimpus Academia, Clínica do Movimento, CTGA Equipamentos, Folly Super Troca de Óleos, Recanto Fitness e Peixe Pedra Camping.
- Caratinguense realizou sonho de correr no exterior (Foto: Arquivo pessoal)