Período amplia propagação do rotavírus
CARATINGA – Caratinga, a exemplo de outras cidades do país, tem sofrido um intenso período de seca. Com o clima é comum o aparecimento de doenças. A mais comum delas é o rotavírus, doença responsável por diarreias agudas, vômitos e febre. O vírus atinge principalmente as crianças.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Erick Gonçalves, até o momento não foi registrada pelos profissionais de saúde a incidência da doença no município. Mas, devido ao período é preciso tomar cuidado. “Nesta época do ano, o calor excessivo e a baixa umidade do ar facilitam a propagação da doença, mais frequente no verão. É importante salientar que os sintomas do rotavírus são semelhantes a outras enfermidades. A transmissão pode ser fecal-oral, ou seja, o vírus é eliminado nas fezes do paciente, contamina a água ou alimentos, e pode entrar em contato com a pessoa através das mãos”.
Erick ainda destaca que nem o município e nem o estado possuem uma estatística específica para o rotavírus, pois a doença não é de notificação compulsória. “Existe vacina disponível pelo Ministério da Saúde que é destinada a crianças em duas etapas com dois meses e quatro meses de idade, sendo que a imuniza para todos os subtipos do rotavírus. As principais medidas para evitar a rotavirose é a higiene das mãos, que pode ser feita com água e sabão ou álcool-gel, principalmente antes das refeições e após o banheiro. Além disso, ingerir sempre alimentos bem higienizados e água tratada é fundamental”.
O tratamento é simples, sendo que os pacientes são orientados a reforçar a hidratação e se manter em repouso. A Superintendência de Vigilância em Saúde deixa o alerta. “Com o intenso calor que estamos enfrentando nesses dias é importante manter a hidratação e uma alimentação saudável, principalmente com ingestão de frutas e a higiene pessoal. Em caso de qualquer sintoma procurar imediatamente o posto de saúde para o devido diagnóstico e tratamento”.