Voluntários e parceiros promovem o consumo consciente e a responsabilidade socioambiental
CARATINGA – Nos dias 18 e 19 de março será promovida mais uma grande ação de incentivo à economia solidária na Unidade I do UNEC. O projeto “Desapega”, iniciado por voluntários em julho de 2016, chega a sua terceira edição com novidades para garantir a organização e o caráter socioambiental.
O “Desapega” funciona como uma espécie de bazar solidário. Na tarde de sábado, 18, os caratinguenses poderão doar objetos que tenham em casa e não estejam mais utilizando, como roupas, acessórios, livros e móveis. Já na manhã seguinte, a partir das 08h, as mesmas pessoas terão a oportunidade de levar para casa gratuitamente objetos disponibilizados por outros doadores.
“Todos terão que se desapegar de alguma coisa. No ato da doação, o cidadão recebe uma senha para que, no domingo, tenha acesso ao material que estará disposto dentro do UNEC”, conta o sargento Alexandre Costa, do Tiro de Guerra 04-003, um dos parceiros do projeto. Os atiradores participarão da organização dos itens coletados e da fila para recolhimento no dia seguinte. “Vamos evitar qualquer problema de as pessoas se machucarem. Do lado de fora, vamos fazer um cordão de isolamento e, paralelo a isso, os atiradores auxiliam na arrumação do material no interior do UNEC”, detalha.
AÇÃO COLETIVA
De acordo com o professor Eugênio Maria Gomes, cofundador da iniciativa, além da atuação do Tiro de Guerra, serão mantidas as parcerias com o Centro Universitário de Caratinga e o Lions Clube Caratinga Itaúna. “A avaliação do trabalho de voluntários e parceiros, até o momento, é muito positiva. Nossa intenção, nosso grande objetivo, é promover a educação ambiental com base no consumo consciente. Precisamos de fato reduzir o hábito de gastar desenfreadamente, não só o dinheiro como os recursos naturais. Estamos animados com a realização do próximo”.
A ideia de responsabilidade socioambiental é declaradamente comum entre todos os envolvidos. Para o presidente do Lions Clube Caratinga Itaúna, Celestino Januário Bacelar, o “Desapega” tem conquistado grandes efeitos no sentido de despertar a comunidade para as questões levantadas. “Conseguimos muitas doações na edição passada, e acredito que agora também teremos. Esse projeto segue a ideia do Lions Clube internacional, que defende a questão do meio ambiente e nos pede ações e planejamentos voltados para a educação ambiental”, revela.
Igualmente interessada em questões ambientais, a voluntária Cheila Leite afirma que o início de seu trabalho como empresária no ramo de lavanderias despertou nela um maior interesse sobre o impacto das atividades humanas na natureza. “Prezo pela utilização de produtos químicos biodegradáveis, então, quando surgiu a iniciativa, fiquei contente em participar. Estou ajudando a angariar materiais com a família, mas ainda existe aquela dificuldade do desapego. É uma questão de educação mesmo, estamos formando a cultura da população”, comenta.
No sábado, entre 13h e 18h, a “Equipe Desapega” estará no estacionamento Unidade I do UNEC para receber as doações. A entrega do material aos interessados, que fizeram a sua doação, acontecerá no mesmo local, no domingo (19), a partir das 08h. A chamada obedecerá ao número das senhas distribuídas no dia anterior e os participantes passarão por um rápido encontro com a “Educação Ambiental”.