SANTA RITA DE MINAS – Foi realizado nesta sexta feira (3), o Seminário Regional do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – no município de Santa Ria de Minas. A capacitação foi feita em parceira com os municípios de Bom Jesus do Galho, Caratinga, Córrego Novo, Entre Folhas, Santa Bárbara do Leste, Piedade e Caratinga, Timóteo e Vermelho Novo.
O tema “Valorizando Experiências e Compartilhando Saberes”, atraiu 213 professores de todas as cidades parceiras. A palestra foi ministrada pela professora Luciane Aparecida de Souza, da Universidade Federal de Juiz de Fora. “O Seminário teve como proposta ajudar na formação de educadores críticos que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças, capacitando professores alfabetizadores para esta difícil tarefa”, ressaltou a organização.
PNAIC
O PNAIC foi criado em 2012 pelo Ministério da Educação em parceria com os municípios, é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
ALFABETIZAÇÃO
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Conforme a organização do Seminário, dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. “Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. Sendo meta a realização destas propostas”.