Instituto Hélio Amaral participou do evento
CARATINGA – Caratinga mais uma vez se conectou ao mundo pela temporada de cultura que aconteceu para comemorar o dia Internacional dos Museus, 18 de maio. As atividades foram de 18 a 24 de maio patrocinadas pelo Nudoc/Núcleo de Documentação da FUNEC, pela Prefeitura e pelo Instituto Hélio Amaral, este também em parceria com a Escola Estadual Isabel Vieira.
Durante toda a semana, professores e alunos de várias instituições de ensino foram recebidos pelos promotores da semana para palestras, mesas redondas e projeção de documentários com a temática proposta pelo IBRAM/ Instituto Brasileiro de Museus. Esta Semana dos Museus é a maior ação em âmbito mundial que comemora o Dia do Museu.
O tema foi ‘Museus para uma Sociedade Sustentável’. Movido pelo princípio de que o Museu deve ir onde o povo está o Instituto Hélio Amaral foi à E. E. Isabel Vieira na companhia dos professores Cláudio Barros, Inez, José Geraldo e Conceição Lana, no intuito der motivá-los para dar importância aos museus e reconhecerem que “recordar é viver”.
O IHA/Instituto Hélio Amaral tem duas casas centenárias e um anexo com atividades relacionadas a museus com um acervo variado de objetos antigos da cidade e da região. Apesar de vários roubos sofridos, especialmente no ano de 2014, o fundador mantem a chama do ideal deste legado de cultura para Caratinga. O Instituto está aberto de segunda a sexta das 7 às 17 horas. Para visitas coletivas, basta agendar.