Relba promove encontro na cidade de Bugre

Representantes de vários munícipios da região participaram do encontro

Evento reuniu secretários do governo de Minas, deputados, além de representantes de vários municípios da região

 

DA REDAÇÃO – Um encontro importante para a agricultura regional foi realizado nessa sexta-feira (11) na cidade de Bugre. A Rede Leste de Banco de Alimentos (Relba) promoveu um evento que contou com as presenças da secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais Ana Maria Valentini; do secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Elizabeth Jucá, e dos deputados João Magalhães (MDB), Rosângela Reis (DC) e Leonardo Monteiro (PT). Também estiveram presentes representantes de diversos municípios da região, sendo todos eles recepcionados pelo prefeito Marcélio Teixeira da Costa, o ‘Marcélio da Saúde’ (MDB).

AÇÕES DA RELBA

Essa foi a primeira vez que secretários de Estado participam de evento promovido pela Relba, a maior rede de bancos de alimentos do Brasil. A rede foi criada em 2014 com três bancos de alimentos formados e, atualmente, já está presente em 45 municípios da região, atuando na articulação de novos bancos, ampliação da captação e gestão, levando os alimentos dos municípios onde há excesso para os locais onde há carência.

No último ano, a rede fez a doação de 210 toneladas de alimentos por semana, beneficiando 250 mil pessoas. Os produtos são adquiridos por meio de políticas públicas, a exemplo do “Alimenta Brasil” (antigo Programa de Aquisição de Alimentos – PAA), ou por meio de captação de doações. Depois, são repassados aos bancos de alimentos e distribuídos para as redes socioassistenciais dos municípios, como hospitais, asilos e creches.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, destacou a importância do trabalho realizado para garantir o abastecimento e a segurança alimentar. “Todos têm dito que o grande desafio do desenvolvimento, atualmente, é social, ambiental e a governança. Mas o que é a governança? É isso que estamos vendo aqui hoje, conseguir colocar todas essas pessoas para trabalharem juntas por um mesmo objetivo. Este é o maior desafio da humanidade”.

Durante o encontro, foi apresentado o balanço dos últimos oito anos de trabalho e o encaminhamento para a eleição de novos gestores.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS

O Governo de Minas, por meio da secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o apoio da Emater-MG, atua na execução de várias políticas públicas que visam garantir a segurança alimentar, a exemplo do Programa Alimenta Brasil.

Em 2021, ano que também sofreu os impactos da pandemia, a política pública de compra e doação simultânea de alimentos atingiu números recordes, com mais de 4 mil toneladas de produtos distribuídos em 126 municípios mineiros.

No ano passado, mais de 300 instituições socioassistenciais foram beneficiadas e o bom resultado deste trabalho se deve à parceria firmada com diversas instituições. E a atuação da Rede Leste de Banco de Alimentos, prefeituras e empresas parceiras tem sido fundamental para a continuidade e ampliação das ações que atuam para que o alimento chegue à mesa de quem precisa.

 

 

 

 

Com informações de Márcia França e Cássia Eponine – Ascom/Seapa