Focos de incêndio subiram de cinco para 34 em comparação com o mesmo período de 2013, no município de Caratinga
CARATINGA – A falta recorde de chuvas em 2014 e de planos para controle de queimadas fez dobrar o número de focos de incêndio em setembro em comparação com 2013 em Minas. A vegetação nas regiões Sul, Zona da Mata e Central foi a mais prejudicada, de acordo com a observação nos mapas de satélite.
Relatório do satélite de monitoramento de queimadas Geral do Sistema de Informações Geográficas e Banco de Dados de Todos Focos, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), aponta que 3.454 focos de incêndio foram registrados no estado em setembro de 2014 – quase o dobro dos 1.656 casos de setembro de 2013. Já no município de Caratinga, o site aponta 34 focos de incêndio, do dia 1° ao dia 31 de setembro. Já em 2013, o número foi de apenas cinco focos de incêndio, no mesmo período.
A relação foco x queimada não é direta nas imagens de satélite. Um foco indica a existência de fogo em um elemento de resolução da imagem (píxel), que varia de 1 km x 1 km até 5 km x 4 km. Neste píxel pode haver uma ou várias queimadas distintas que a indicação será de um único foco. Ainda, é comum uma mesma queimada ser detectada por vários satélites. Adicionalmente, em muitos casos, pela variação natural do tamanho dos píxeis entre os vários satélites, uma mesma queimada poderá ser indicada em locais com distância de alguns km conforme o satélite que a detectou.
Setembro é historicamente o mês responsável pela disparada dos registros. De janeiro a agosto de 2014 haviam sido 26 focos de queimada. Em 2013, até agosto, outros quatro. Com a vegetação seca, temperaturas elevadas, ventos fortes e a baixa umidade relativa do ar, a situação se agrava bastante. Especialistas também alertam que outro fator causador do aumento desses números são as queimadas para limpeza do terreno, seja para tirar lixo ou plantio, que ainda ocorrem principalmente no interior.
ORIENTAÇÕES
Incêndios e Queimadas
- Evite jogar cigarros ou fósforos acessos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento;
- Mantenha seu terreno limpo e com aceiro executado para evitar propagação para edificações vizinhas e outros terrenos;
- Balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e são um perigo para usinas sucroalcooleiras e canaviais. Soltar balão é crime de acordo com a Lei 9.605.98;
- Evite acender fogueiras;
- Evite qualquer tipo de queimada;
- Não faça queimadas próximo à rede elétrica;
- Nunca faça queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes;
- Informe onde houver fumaça, para o fogo ser combatido;
• Em caso de incêndio acione o Corpo de Bombeiros imediatamente.