Escola José Ferreira Mendes trabalha temas transversais, motivando áreas importantes do ensino
CARATINGA – Importante referência sociocultural e até de incentivo econômico para a Comunidade de São Pedro, zona rural de Caratinga, a Escola Estadual José Ferreira Mendes, localizada no Córrego São Silvestre, desempenha um papel relevante no ensino de jovens estudantes do município naquela região. Nesta segunda-feira (1º) aconteceu mais uma atividade como culminância do “Projeto de Educação Para Vida”.
Na programação do evento, o professor José Geraldo Batista, Doutor em Estudos Literários e que leciona no curso de Letras do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), proferiu uma palestra cujo tema foi: “Mercado de Trabalho e Emprego”. O professor, durante as atividades, fez questão de dizer: “lecionei nesta escola em 2005, encontro com ex-alunos que hoje estão bem colocados no mercado de trabalho e outros cursando faculdades aqui na cidade e em outras regiões. Isto é muito gratificante e mostra a importância da Escola Estadual José Ferreira Mendes”. Já o Willian Ribeiro, jornalista do Departamento de Comunicação do UNEC e estudante do curso de Letras também do UNEC, a convite da escola, apresentou seu primoroso trabalho interdisciplinar que traz como enfoque principal a “Educação Ambiental”, buscando observar a eficiência do assunto como “Tema Transversal versus Disciplina Isolada”. O documentário de Willian atraiu muito a atenção dos alunos e provocou interesse entre eles, já que o jornalista possui muita habilidade linguística e soube conduzir com maestria as discussões.
Os temas transversais foram instituídos pela Lei Federal nº 11.988/2009 e estão estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN –, que norteiam os planos de aulas no Brasil. “O objetivo deste evento promovido pela nossa escola é enfatizar os temas transversais trabalhados ao longo do ano letivo. As atividades devem ser diferentes daquelas realizadas em sala de aula, utilizando, principalmente, jogos, vídeos, palestras, gincanas, dentre outras”, explica a diretora Jacqueline Oliveira Rezende.
Os temas transversais constituídos pelos PCN´s compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis), Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental), Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania).
As atividades de culminância começaram no último dia 1º e se prolongarão até dia 5 deste mês. Na próxima sexta-feira, haverá a comemoração alusiva aos 50 anos da escola. Os dois profissionais convidados do dia foram recebidos calorosamente pelos alunos e professores. Tanto José Geraldo quanto Willian fizeram questão de elogiar a iniciativa da Escola e agradecem muito a receptividade daquela comunidade escolar que muito tem contribuído com a divulgação do conhecimento em seu entorno. Vale ressaltar ainda o momento festivo do povoado de São Pedro que está orgulhoso por comemorar os 50 anos da sua Instituição de ensino. “Parabéns a Escola Estadual José Ferreira Mendes, e que seus próximos 50 anos ainda sejam mais felizes!”, considera o professor José Geraldo Batista.