Pesquisa ainda é principal aliada para evitar golpes e falsos descontos
CARATINGA- Hoje é dia de Black Friday. A data se popularizou no Brasil e é marcada por promessas de produtos com descontos exclusivos e consumidores ávidos por compras vantajosas. Mas, é preciso distinguir as ofertas reais de estratégias que algumas lojas utilizam para alavancar as vendas neste período e que em nada trazem benefícios ao consumidor. Há casos em que os produtos não atendem às expectativas ou até mesmo não chegam, como é caso das compras online.
O DIÁRIO DE CARATINGA conversou com o coordenador do Procon de Caratinga, Cristiano Lopes de Faria, que traz algumas dicas para que o consumidor não tenha dor de cabeça na hora de comprar. Algumas pessoas optam pelas compras físicas, onde podem ver de perto a mercadoria e falar diretamente com o vendedor. Por outro, há quem prefira utilizar a internet, em busca de algo mais barato. Para ambas as modalidades de compra é necessária atenção.
“Na compra física é fazer uma pesquisa, saber se não há uma ‘maquiagem’ no valor do produto, muitas vezes os comerciantes uma semana antes aumentam o preço e quando chega no dia da Black Friday eles abaixam o valor e dá aquele falso desconto. É a famosa pesquisa mesmo, tem que pesquisar para ter certeza se o produto é aquilo mesmo e se a promoção é real. Outra dica é pedir a nota fiscal sempre, para se houver algum defeito ou vício no produto fazer a troca mais tarde. Já nos casos de produtos de vestuário, às vezes se compra de presente para um familiar ou amigo que não gostou e quer trocar, não tem jeito de fazer essa troca, a menos que tenha sido feito um acordo com a loja”, alerta Cristiano.
A maior parte das queixas são com produtos adquiridos pela internet. Postagens patrocinadas remetendo a grandes lojas de varejos, com link que direciona para um site idêntico ao da empresa, inclusive menu e logotipo, mas tudo não passa de um golpe. “É preciso pesquisar se o site é verdadeiro mesmo. Às vezes recebemos aqueles anúncios do Instagram, Facebook ou por e-mail, costuma muitas pessoas comprarem por lá e é fraude. E para o Procon também fica mais difícil de localizar, aqui tem acontecido muito isso, mesmo antes da Black Friday. A pessoa compra, efetua depósito em contas de pessoa física e o produto não é entregue. Se aparecer alguma oferta de uma loja é aconselhável rastrear a reputação desta empresa pelo Reclame Aqui, para saber se o site é confiável e buscar experiências de algum amigo ou parente que tenha comprado naquela loja”.
O Procon de Caratinga já recebeu reclamações de consumidores que fizeram compras virtuais pelo Black Friday. “Recomendamos não comprar por impulso, ver se realmente tem a necessidade daquele produto. O melhor meio de se precaver além da pesquisa é desconfiar também, se estiver muito barato tem alguma coisa errada. Além disso, muitas vezes anunciam um desconto e quando se coloca o frete, o valor aumenta e acaba não sendo um desconto realmente”.
Para o consumidor que se sentir lesado com algum produto que adquiriu, a orientação é que compareça ao Procon munido da nota fiscal e demais documentos relacionados à compra, onde será orientado sobre os procedimentos cabíveis. “Na questão da fraude é complicado, porque não tem como o Procon identificar. Nesse caso o conselho que nós damos é que se faça uma ocorrência para que isso não se propague”.
O Procon de Caratinga funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h e não fecha para o almoço.