Procedimentos cirúrgicos devem suprir demandas da central de marcações da Policlínica Municipal
CARATINGA – Com o objetivo de reduzir a demanda de pacientes, a Prefeitura de Caratinga, em parceria com HNSA (Hospital Nossa Senhora Auxiliadora), está realizando o programa Procedimentos Cirúrgicos Eletivos. O Mutirão contempla tratamentos em pacientes que necessitam de cirurgias Oftalmológicas, Ortopédicas, Otorrinolaringológicas e Cirurgia Geral.
As cirurgias eletivas são aquelas que podem ser agendadas e não são de urgência e emergência. “O mutirão de cirurgias é mais uma ação para melhorar os serviços de saúde em nossa cidade. A nossa meta é atender a todos que estão na fila de espera aguardando por uma cirurgia. Já realizamos o mutirão de catarata e agora estamos atendendo aos pacientes que aguardavam por cirurgias gerais”, destaca o prefeito Marco Antônio.
PACIENTES SATISFEITOS
Dona Sebastiana Vieira Lima, de 62 anos, teve alta nesta segunda-feira (17) após se recuperar bem da cirurgia de vesícula realizada no fim de semana. A paciente teve uma crise, com dores fortes, em 2010 e estava aguardando pela intervenção cirúrgica desde agosto deste ano. “Estou muito feliz com o atendimento que recebi. Os médicos e os enfermeiros me trataram com muito carinho. Agora estou aguardando para receber as orientações do médico sobre como poderei me alimentar e levar uma vida normal”, comemora.
Sebastião Donato Rodrigues, de 58 anos, também participou do mutirão de cirurgias. O lavrador foi diagnosticado há três anos com hérnia umbilical. “Nos últimos quatro meses a hérnia se agravou. Durante o dia trabalhava na lavoura, mas quando chegava a noite sentia muita dor e só conseguia dormir à base de medicamentos. Agora estou muito feliz com a cirurgia, pois poderei ter uma vida normal. Se pudesse dar uma nota para o mutirão, daria 1000”, sorri.
A secretária Municipal de Saúde, Sueli Amorim, destaca que o empenho do Município e da FUNEC (Fundação Educacional de Caratinga), atual administradora HNSA, além do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Caratinga foi decisivo para que o município pudesse realizar o mutirão. “O pagamento desses procedimentos pelo (SUS) Sistema Único de Saúde é diferenciado, auxiliando tanto aos hospitais quantos os profissionais com uma tabela diferenciada de preços”.
O diretor de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde, José Maria de Carvalho, explica que a previsão é que em 30 dias o Hospital realize 300 procedimentos. “Os caratinguenses que precisarem de cirurgias devem procurar o posto de saúde mais próximo de casa para viabilizar o processo”.
A médica Daniela Genelhu Soares é membro da Equipe Gestora do HNSA e garantiu que até o mês de abril do ano que vem as cirurgias estão garantidas. “Vamos atender a 100% da demanda em Caratinga e na Microrregião”.