Agências de viagens e operadores de turismo comercializarão roteiro que abrange o Pico da Bandeira, o Muriqui, e o Parque Nacional do Rio Doce
CARATINGA – Os Circuitos Turísticos Pico da Bandeira, Rota do Muriqui e Mata Atlântica de Minas continuam empenhados na criação do Roteiro Integrado “Sabores e Natureza” – Lagos, Montanhas e Muriquis. Na terça-feira (28) foi realizado no Casarão das Artes, em Caratinga, o pré-lançamento do Roteiro Turístico. O evento contou com a presença de prefeitos das cidades que compõem a rota turística, além de representantes dos três circuitos.
Os circuitos assinaram um convênio de cooperação e, desde o mês de maio, estão trabalhando na elaboração do roteiro que passa pelas Unidades de Conservação Ambiental localizadas nos municípios de Alto Caparaó, Caratinga e Timóteo.
De acordo com o prefeito de Caratinga, Marco Antônio Ferraz Junqueira, “com a comercialização do Roteiro Turístico por operadoras de turismo e agências de viagens, os três principais Circuitos Turísticos de Minas Gerais serão integrados, impulsionando o ecoturismo, o turismo rural e atraindo visitantes de todas as partes do Brasil”.
Durante o pré-lançamento foram apresentadas propostas de como integrar, em uma única rota, o Circuito Pico da Bandeira, Rota do Muriqui e Mata Atlântica de Minas. “Com a criação deste Roteiro Turístico, diversos setores dos municípios que compõem os três circuitos serão beneficiados. O turismo movimenta a rede hoteleira, os serviços de transporte e combustível, alimentação, dentre outros”, destaca o prefeito de Alto Caparaó, José Gomes Cordeiro.
Para o presidente do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, Horácio Carvalho, esta nova opção de turismo tem foco nas Unidades de Conservação. “Nós decidimos unir as três unidades de conservação que tem no estado, que podemos dizer que são três das principais, a Mata Atlântica de Minas, a RPPN de Caratinga e o Pico da Bandeira, pois o turista não quer praia, o turista quer ter um contato com a natureza”.
UM ROTEIRO, TRÊS CIRCUITOS
A Secretaria de Estado de Turismo, a convite dos circuitos turísticos Mata Atlântica de Minas, Pico da Bandeira e Rota do Muriqui, participou entre os dias 7 e 9 de julho, da visita técnica ao Parque Nacional do Caparaó, RPPN Feliciano Miguel Abdala e ao Parque Estadual do Rio Doce. A visita teve como objetivo colaborar na construção do um roteiro turístico. Passando pelos municípios de Alto Caparaó, Caratinga e Timóteo, a equipe visitou diversos pontos turísticos, que integram o roteiro proposto, desde as estruturas e atrativos dos parques visitados (cachoeiras, mirantes e trilhas), até os produtos complementares ao projeto como a “Fazenda Ninho da Águia”.