CARATINGA- A Praça Coronel Rafael da Silva Araújo, conhecida como Praça da Estação, em menção à antiga estação ferroviária do município, receberá uma réplica de locomotiva a vapor. A Prefeitura de Caratinga realizou a contratação do profissional do setor artístico pelo valor total de R$ 506.000,00.
De acordo com o contrato, a locomotiva deve contar com tubulações, alavancas, escada para acesso e sino acionado internamente na cabine do maquinista por visitantes. Também está previsto sistema de fumaça artificial interno para representação de fumaça emitida pela chaminé de exaustão da locomotiva, recarregável e programável. Sistema de som interno para representação sonora da locomotiva e sistemas, vapor, válvulas de pressão e apito, programável.
O conjunto locomotiva deverá ser instalado sobre uma linha férrea com as mesmas características do real, composta de trilho, dormentes e outros componentes necessários. À frente da locomotiva, deverá ser instalada um totem de boas-vindas com os dizeres: “Eu amo Caratinga”.
Todos os custos com mão de obra especializada, adequação do local de instalação, despesa com transporte do conjunto e fornecimento dos materiais e equipamentos necessários, serão de responsabilidade da empresa.
A manutenção assim como a garantia de todo conjunto deverá ser por um período mínimo de 12 meses. A empresa deverá fornecer treinamento aos servidores para a correta operação e manutenção dos sistemas contidos em todo o conjunto.
OBRAS
Desde 2022, a Prefeitura realiza a obra de reforma da Praça da Estação. Como parte do projeto, drenagem pluvial para tratar a questão de escoamento de água das chuvas, substituição do piso da praça em blocos de concreto e pinturas no entorno.
Como parte do paisagismo, canteiros com grama esmeralda e bancos em alvenaria de concreto. Ainda a restauração de fachadas de edificações do entorno da praça, tirando todo o reboco antigo, substituindo a pintura.
No mesmo ano, o executivo anunciou um projeto de retomada das origens na Praça, retirando o asfalto do trecho em frente às oficinas da Prefeitura e retornando ao calçamento de pedras. O projeto também previa a instalação de uma réplica de locomotiva, remetendo ao tempo histórico. Com a polêmica da proposta, havia dúvidas se o projeto seria de fato implementado.
Em março deste ano a Prefeitura decidiu retornar com o recapeamento da via. Em abril, aconteceu a contratação do profissional para confecção da réplica de locomotiva. As obras seguem na Praça.
A ESTAÇÃO
Em 1927, Agenor Ludgero Alves conseguiu a assinatura de contrato entre o município, a Estrada de Ferro Leopoldina e o estado de Minas Gerais, com a inclusão de Caratinga entre as cidades beneficiadas. Em 14 de julho de 1928 tiveram fim os estudos para a instalação da Estrada de Ferro, o que ocorreu em 1930, em meio a enormes festividades.
Conforme reportagem da página ‘Estações Ferroviárias do Brasil,’ a Estação terminal da linha (embora houvesse planos para ligá-la a Carangola), “pelo menos até 1980 ainda recebeu trens mistos: mais ou menos nesta época, o tráfego de passageiros acabou”.
O imóvel da estação de Caratinga possui estilo colonial de construção em alvenaria, sendo o único vestígio do tráfego ferroviário no município. No local já funcionou o Departamento de Patrimônio Cultural e alguns serviços da Prefeitura.
- O conjunto locomotiva deverá ser instalado sobre uma linha férrea com as mesmas características do real, composta de trilho, dormentes e outros componentes necessários