CARATINGA — Uma operação da Polícia Militar resultou na recuperação de um veículo furtado, na prisão de um suspeito por receptação e na apreensão de entorpecentes e aves da fauna silvestre, na manhã desta quinta-feira (23), no bairro Santa Cruz, em Caratinga.
De acordo com informações repassadas pelo sargento Cotta, a equipe do Tático Móvel foi acionada após o Centro de Operações da PM informar sobre um veículo com queixa de furto/roubo circulando na cidade. O automóvel, um VW Fox preto, havia sido furtado recentemente no município de Rio Casca.
Durante diligências na região indicada, os militares constataram que o veículo não permanecia no local inicialmente informado, passando então a realizar rastreamento nas imediações. O carro foi localizado posteriormente estacionado na rua Eurico Ladeira.
Durante as averiguações, os policiais identificaram a residência onde estava o indivíduo que se encontrava na posse do veículo. No momento da abordagem, um segundo ocupante do imóvel tentou se evadir para um dos cômodos, sendo contido pela equipe. Com ele, foram encontradas substâncias semelhantes a crack e maconha, possivelmente para consumo.
Na sequência, os militares retornaram à ocorrência principal e confirmaram que o suspeito estava com a posse do veículo furtado, inclusive com a chave. Ele foi preso em flagrante pelo crime de receptação. Segundo a PM, serão realizados procedimentos periciais para esclarecer a dinâmica do furto, especialmente quanto ao uso da chave no momento da subtração.
Ainda durante a ação, os policiais constataram uma terceira irregularidade no imóvel: diversas gaiolas contendo aves da fauna silvestre. Após contato com a Polícia Militar Ambiental, foi verificado que pelo menos 15 pássaros não possuíam anilhas de identificação, exigidas por lei. Os animais foram apreendidos.
A princípio, a posse das aves foi assumida por um familiar do suspeito, que também foi conduzido por envolvimento com entorpecentes.
O homem preso por receptação afirmou ter adquirido o veículo há cerca de um mês, em uma negociação, onde teria trocado uma motocicleta e pago a quantia de R$ 12 mil em dinheiro. Ele não soube informar a identidade do vendedor. Questionado sobre a regularização do veículo, disse não ter realizado a transferência.
Ainda conforme a Polícia Militar, o suspeito optou por permanecer em silêncio durante parte da abordagem, informando que prestaria esclarecimentos apenas na presença de seu advogado.
O proprietário do veículo já foi identificado e deverá ser contatado para a devolução do automóvel. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil.








