CARATINGA – Dois menores, 17 e 16 anos respectivamente, foram apreendidos na manhã de ontem pela Polícia Civil durante operação para cumprir cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de acautelamento. Conforme averiguado pela Polícia Civil, estes adolescentes tem envolvimento em vários roubos ocorridos recentemente em Caratinga. Eles têm participação nos assaltos a Mercearia Souza, Supermercado Dornelas, Lanchonete Ita e a empresa LE Atacadista, assalto ocorrido no último dia 15 quando 200 mil reais em cheques foram levados, além de um roubo em Dom Cavati. “Em razão disso, nós apuramos que estes roubos eram praticados por adolescentes, fizemos uma representação, após parecer do Ministério Público, o juiz deferiu o nosso pedido”, explicou o delegado Ivan Sales.
O delegado informou que na maioria dos casos, eram quatro menores que agiam. Três entravam nos estabelecimentos, enquanto um os aguardava em veículo Santana, automóvel este que já foi apreendido.
Durante o cumprimento dos mandados, foram encontradas drogas na casa de dois adolescentes. A Polícia Civil também conseguiu recuperar um telefone celular que tinha sido roubado quando do assalto ao Supermercado Dornelas.
Dos três mandados de acautelamento, dois foram cumpridos. “Um dos mandados não foi possível porque a mãe de um dos adolescentes o ajudou a fugir, dizendo que tinha viajado para Coronel Fabriciano. Neste meio tempo ela conseguiu que o filho escapasse e os investigadores não conseguiram localizá-lo, pois no lugar tem ruas e vielas que o menor conhece bem e, possivelmente, entrou na casa de um amigo para se esconder”.
No decorrer da operação essa mulher recebeu voz de prisão por desacato. “Se o filho fosse maior, ela responderia por favorecimento pessoal. A lei é clara, neste caso se refere ajudar a quem cometeu crime, não quem cometeu ato infracional. Por isso ela não foi presa por este motivo. Mas chegando à delegacia, ela se exaltou e disse coisas ofensivas à Polícia Civil e ainda chegou a me empurrar, por isso foi presa por desacato”, informou o delegado.
Esses menores que foram apreendidos na manhã de ontem já foram acautelados outras vezes. Agora o delegado Ivan Sales espera que haja vagas no sistema prisional. “A legislação permite o acautelamento, sendo no presídio, de cinco dias, mas cabe o sistema prisional conseguir as vagas para que eles fiquem 45 dias acautelados. Estamos na expectativa de que o sistema prisional consiga essas vagas e eles fiquem estes 45 dias acautelados”, comentou o delegado.
Outro fato que chamou que chamou atenção do delegado Ivan Sales é sobre imagens em uma rede social usada por um dos menores. “Um desses adolescentes postou fotos exibindo armas de fogo e usando drogas. Ele também postou a imagem de um ‘palhaço’ que simboliza ‘matador de policiais’. Vamos coletar essas provas, passar por perícia e encaminhá-las para análise da Justiça e do Ministério Público”, finalizou o delegado.