Galbiner Macedo Delfino foi detido em Rio Acima, na região metropolitana de Belo Horizonte
CARATINGA – Na noite desta segunda-feira (24), a Polícia Civil prendeu Galbiner Macedo Delfino, 27 anos. Ele foi detido em Rio Acima, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Galbiner é um dos investigados pela ‘Operação Carga Segura’, que apura roubo e receptação de cargas.
A prisão de Galbiner é em caráter preventivo. Ele será transferido para Caratinga, onde prestará esclarecimentos ao delegado Almir Lugon.
A OPERAÇÃO
Depois de mais de um ano de minuciosas investigações, em abril deste ano, a Polícia Civil de Caratinga desencadeou a Operação Carga Segura. Oito indivíduos, sendo eles, Maicon Oberlan Macedo Delfino, José Oscar Delfino, Rafles Rodrigues Neto, Rodrigo Martins da Silva, Walace Olávio de Souza, Paulo da Silva Vieira, Paulo Rogério Alves Santos e José Augusto Pereira, foram presos suspeitos de envolvimento com roubos de cargas e receptação de mercadorias.
A operação foi comandada pelo delegado Almir Lugon, que na ocasião disse que Galbiner Macedo Delfino, Maicon Oberlan Macedo Delfino, José Oscar Delfino, Wilton Francis de Souza da Silva, “possuem vínculo com assaltantes do Rio de Janeiro e repassavam as cargas para serem revendidas pelos demais investigados”.
De acordo com as investigações da PC, Galbiner é considerado um dos “cabeças” dessa organização criminosa.
Já no dia 22 de maio, a PC apreendeu uma carga do Café 3 Corações avaliada em 400 mil reais. A carga foi roubada em Juiz de Fora e encontrada em um galpão às margens da BR-116, em Santa Rita de Minas. Esta carga teria sido receptada por essa organização criminosa.
O investigado já foi detido pela polícia em 3 de julho de 2013. A ocorrência foi registrada em Ipatinga. À época, a Polícia Militar abordou um caminhão que transportava produtos que não tiveram sua procedência confirmada. O motorista do caminhão e seus dois ajudantes disseram que apenas faziam o transporte da carga a pedido de Galbiner.v