Mobilização em Caratinga chama a atenção da população para a inclusão e a acessibilidade
CARATINGA – O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, foi lembrado em Caratinga com a realização de uma passeata no centro da cidade. O evento foi realizado pela Prefeitura de Caratinga, por iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência).
O evento foi realizado na manhã de ontem e contou com a participação da ADEFIC (Associação dos Deficientes Físicos de Caratinga), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), FUNCIME (Fundação Educacional Cidade dos Meninos) e ASADOM (Associação de Amparo aos Doentes Mentais São João Batista).
A passeata teve início no Calçadão da Rua Miguel de Castro, percorreu as Avenidas José de Paula Maciel e Benedito Valadares, e se encerrou na Praça Cesário Alvim.
A secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Siqueira, destacou que data é muito importante, pois representa uma grande parte da população. “Hoje é um dia comemoração e também de conscientização. Precisamos avançar mais com a inclusão nos mais diversos setores no município. Peço o apoio dos nossos empresários para que abram novas oportunidades para as pessoas com deficiência, precisamos garantir este direito”.
Júlio da Silva Mariano é deficiente auditivo e servidor efetivo da Secretaria de Desenvolvimento Social. Júlio destaca que este é o segundo ano que participa da passeata. “A passeata é forma de a população demonstrar apoio às pessoas com deficiência. Este ato chama a atenção para a necessidade de efetivação da política inclusão e acessibilidade, para que todas as pessoas tenham direitos iguais, sem descriminação”.
O presidente da CMDPD e presidente ADEFIC (Associação dos Deficientes Físicos de Caratinga), Jenadir João de Oliveira, destacou os avanços alcançados em acessibilidade em Caratinga. “Neste ano, graças ao empenho do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Prefeitura de Caratinga, tivemos muitas melhorias como credenciamento e demarcação de vagas para idosos e deficientes físicos e a construção das rampas de acesso nas faixas de pedestres”. Jenadir lembrou também o compromisso do prefeito Marco Antônio em melhorar a acessibilidade dos prédios públicos. “A Prefeitura transferiu o CRAS Esplanada para um prédio com acessibilidade. A nova sede do Pronatec, inaugurada recentemente com acessibilidade, também é outro exemplo a ser seguido pelos comerciantes de Caratinga”.