Funec concede permissão para facilitar investimentos em área residencial que vão melhorar acesso ao Hospital/CASU
CARATINGA – Já há bastante tempo se fala em investimentos que propiciem o desenvolvimento do acesso Norte de Caratinga como ‘rota alternativa de crescimento’. As parcerias são mecanismos de incentivo às políticas de desenvolvimento socioeconômico e de infraestrutura daquela região.
“Governos anteriores começaram essa atenção para com o Bairro das Graças. O ex-prefeito Ernani (Campos Porto) fez muita coisa pelo bairro. Sentimo-nos, enquanto instituição de ensino, e agora com o CASU, que é hospital, cumprindo nosso papel”, expõe professor Antônio Fonseca da Silva, reitor do Centro Universitário de Caratinga (Unec), mantido pela Fundação Educacional de Caratinga (Funec).
Além do seu Campus II e do Hospital/CASU, já instalados no Bairro das Graças, a Funec tem contribuído para crescimentos alternativos em âmbito urbano no município. Sua iniciativa mais recente foi conceder permissão para facilitar o acesso à segunda fase de um grande empreendimento imobiliário que fica nos arredores do Hospital/CASU e cujos investimentos em estrutura estão a todo vapor. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) também assinou parceria com o empreendimento.
“Para o CASU, enquanto hospital, se torna importante investimentos que permitam melhor estrutura viária de acesso aos usuários dos serviços”, defende o Reitor do UNEC.
Professor Antônio também ocupa a função de diretor-executivo da mantenedora Funec e ele afirmou, durante a cerimônia de estabelecimento de parceria com o empreendimento imobiliário, que “a permissão para abertura de uma nova rua, facilitando o acesso ao loteamento (segunda fase do Santa Helena I), foi submetido à apreciação do Conselho da Fundação, que aprovou a medida”.
A parceria permitirá melhoria de infraestrutura viária e tráfego urbano no entorno do Hospital/CASU, com a implementação de projeto urbanístico, que, segundo Rosana Nogueira Junqueira – responsável pelo Marketing do empreendimento -, prevê “ampliação de seis para dez metros a largura da via, que será mão dupla, com passeios arborizados dos dois lados e sinalização apropriada”.
Do ponto de vista econômico, os investimentos no crescimento do acesso Norte motivam setores importantes da sociedade. Kdner Valadares, presidente da cooperativa de crédito Sicoob/Credcooper, faz uma comparação com Viçosa. “Conheço a realidade de Viçosa e sei como investimentos em crescimentos de regiões alternativas de uma cidade são bastante positivos”.
Já no âmbito empresarial, Jean Lacerda, sócio proprietário de uma grande empresa atacadista, com sede em Caratinga, diz que “iniciativas como as que vêm sendo implementadas no ramo imobiliário significam fé dos empresários na economia e no crescimento da cidade”.
E, por fim, politicamente falando, o presidente da Câmara, Valter Cardoso, já colocou o Legislativo municipal “à disposição para novas discussões dentro desta significativa proposta de crescimento”.