Polícia Civil indicia Oruam por ligação com facção

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que o rapper Oruam, nome artístico de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, será indiciado nesta terça-feira (22) por ligação direta com o Comando Vermelho (CV), uma das maiores facções criminosas do país.

De acordo com o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, Oruam responderá por associação para o tráfico de drogas, resistência qualificada, dano ao patrimônio público e desacato.

“Ele está sendo indiciado, no dia de hoje, por associação para o tráfico de drogas, por ligação direta dele com a facção criminosa Comando Vermelho. Após esse evento, ele fugiu e se escondeu no Complexo da Penha. Gravou um vídeo que é uma confissão”, afirmou Curi em entrevista ao Bom Dia Rio.

“Trata-se de um marginal faccionado, ligado à facção Comando Vermelho. Está desafiando as autoridades de segurança pública a irem até lá para fazer a captura dele”, completou o delegado.

Impedimento de prisão e tumulto

A operação que resultou no indiciamento ocorreu quando policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) tentavam cumprir um mandado de busca e apreensão contra um adolescente de 17 anos, conhecido como Menor Piu — apontado como “um dos maiores ladrões de veículos do estado” e segurança do traficante Doca, chefe do CV e “dono” do Complexo da Penha.

Segundo Curi, o menor estava na casa de Oruam, no bairro do Joá. Quando os agentes realizaram a abordagem em via pública, Oruam teria feito um apelo nas redes sociais:

“Quem tiver de moto brota no Joá. Me ajuda, eles estão aqui na minha porta”, publicou o rapper.

O clima se agravou quando Menor Piu foi colocado em uma picape descaracterizada e Oruam, da varanda, passou a jogar pedras nos policiais, atingindo a viatura e ferindo um agente. Em seguida, foi até a rua e passou a xingar os policiais:

“Delegado da Civil! Ei, Moysés! Tu é czão! Filha da pta! Tá tudo gravado! Você é covarde!”, gritou o MC.

No tumulto, o menor conseguiu abrir a porta do veículo e fugiu correndo. Um homem foi preso na residência de Oruam, que conseguiu escapar e se escondeu no Complexo da Penha, de acordo com a polícia.

“Não foi uma confusão: eles frustraram, eles impediram que uma ação legítima do Estado fosse concretizada”, afirmou Curi.

“Como estavam em flagrante, resistindo à prisão, os policiais entraram na residência. Era situação de flagrante”.

Vídeos e declarações de Oruam

Nas redes sociais, Oruam se manifestou em tom de desafio. Em uma sequência de vídeos, confessou ter escapado da abordagem e alegou perseguição por ser “filho de bandido”.

“Tem mais de 20 viaturas na porta da minha casa. O mesmo delegado que me prendeu botou uma pistola na minha cara, tentou me prender, conseguimos sair”, disse.

“Claro que ele vai querer prender nós! Nós é filho de bandido! Nós não é ninguém”, continuou.

“Tudo o que eu conquistei foi com minha música! Vai tomar no c*!”

Em outro vídeo, publicado já do Complexo da Penha, o rapper desafiou abertamente as autoridades:

“Aí! Eu quero ver você vir aqui, pô! Me pegar aqui dentro do complexo! Não vai me pegar, sabe por quê? Porque vocês peida!”, disse, rindo.

Em outro trecho, mencionou:

“Ontem eu tava com o Travis Scott! E eu sou filho do Marcinho, seus filhas da p*ta!”

Segundo a Polícia Civil, esse vídeo reforça a ligação direta de Oruam com a facção, sendo tratado como uma “confissão pública de associação ao crime organizado”.

Quem é Oruam

Oruam é conhecido na cena do rap nacional e tem forte presença nas redes sociais. Ele é filho de Marcinho VP, um dos principais líderes do Comando Vermelho, preso por assassinato, tráfico e formação de quadrilha. O MC possui tatuagens em homenagem ao pai e ao traficante Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes.

Mesmo com a repercussão, na manhã desta terça-feira (22), Oruam voltou a se manifestar:

“Eu fui o primeiro que eles abordaram. Consegui sair da mão deles. Estão mentindo. Eles provocaram essa situação para fazer isso comigo”.

A Polícia Civil segue com a investigação e busca pela captura do rapper.