A Justiça decretou a prisão preventiva do ex-assessor do executivo Flávio Araújo Pacheco da Silveira e da ex-secretária de Planejamento e Fazenda Fernanda Dimonnaê de Lima Oliveira. Alverina Mariana Sabina, ex-secretária de Educação, será liberada neste sábado (29).
Flávio foi detido para cumprimento de prisão temporária na segunda-feira (24), como alvo da operação Forasteiros da Polícia Civil, acerca de licitações fraudulentas para desvio de recursos públicos da Prefeitura de Caratinga. Portanto, com a decisão da Justiça, permanece preso. Já Fernanda, não foi localizada para cumprimento do mandado de prisão.
Eles são suspeitos de integrar uma organização criminosa, cujos membros assumiram cargos de primeiro escalão na administração municipal visando praticar crimes. Flávio é apontado como líder da organização, tendo indicado nomes para as secretarias da Prefeitura, dentre eles a conhecida como “super secretária” Fernanda.
A prisão preventiva é decretada quando há indícios que liguem o suspeito ao crime. A ideia é que se evite que os investigados continuem a atuar fora da lei. Também serve para evitar que eles atrapalhem o andamento do processo.