Alunos do UNEC participam de congresso na Capital Mineira
DA REDAÇÃO – Alunos do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Caratinga participaram do III Congresso Mineiro de Neuropsicologia, em Belo Horizonte, no início deste mês. Foram três dias de palestras, minicursos e aprendizagem. O evento contou com módulos, que contemplaram as áreas de avaliação neuropsicológica, intervenção e prática clínica na Neuropsicologia, interfaces com a Psiquiatria e aplicações na Educação.
Hoje, a Neuropsicologia é considerada uma área da Psicologia que está em franca expansão. Muitos grupos de estudo, cursos rápidos, pós-graduação estão surgindo e crescendo pelo Brasil. É a área
específica da Psicologia que tem como objetivo a investigação do papel de sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais. E o objetivo deste Congresso é trazer à luz discussões teóricas, filosóficas, históricas e práticas no campo da Neuropsicologia, além de oferecer atualização para os profissionais que já atuam na área.
O professor do Curso de Psicologia do UNEC, Ricardo Luiz Aguiar Assis, que acompanhou os alunos Rodrigo e Ulisses no Congresso, parabeniza os organizadores do evento pela qualidade e oportunidade. “Proporcionar aos jovens cientistas de todo país espaço para apresentarem suas linhas de pesquisas e entrarem em contato com pesquisadores renomados da área de Neuropsicologia é uma oportunidade de adquirir experiências”.
Para Rodrigo Lisboa Batalha, acadêmico do 3º período do Curso de Psicologia, “divulgar nossas pesquisas em âmbito nacional na área de Neuropsicologia e ter acesso a demais pesquisas nos dá oportunidade de crescimento”.
O neuropsicólogo hoje é um profissional que atua em diversas instituições, desenvolvendo atividades como diagnóstico, reabilitação, orientação à família e trabalho em equipe multidisciplinar.
Na opinião de Ulisses Gonçalves de Souza, também acadêmico do 3º período de Psicologia, “foi muito gratificante estar presente nesse evento, pois além de assistirmos palestras esclarecedoras, ministradas por profissionais internacionais, os palestrantes brasileiros também deram palestras apresentando novas ideias e projetos pessoais que tivemos o prazer de ver em primeira mão. Além da importância de estarmos em contato com alunos de outras universidades e ver suas pesquisas, o que serviu de motivação extra”.
Em 2004 o Conselho Federal de Psicologia reconheceu a Neuropsicologia como especialidade da Psicologia (Resolução CFP Nº 002/2004).