Os alunos conheceram a Vila Olímpica que irá receber os atletas nas Olimpíadas do Rio em 2016
DA REDAÇÃO – Mais de 40 alunos dos 6º e 8º períodos do curso de Engenharia Civil das Faculdades Integradas de Caratinga (FIC) participaram no início desse mês de uma visita técnica ao empreendimento “Ilha Pura”, das empresas Carvalho Hosken e Odebrecht, no Rio de Janeiro. O empreendimento compreende a Vila dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que irá receber os atletas em 2016.
Como parte das atividades também foi realizada a visita à Feira “Construir Rio”, maior evento do estado no segmento e importante polo de negócios da cadeia da construção civil. Por meio da experiência, os alunos puderam conhecer o que há de mais inovador em relação a materiais, ferramentas e novos métodos utilizados no ramo.
O objetivo principal da atividade foi mostrar aos alunos a importância do planejamento e coordenação de empreendimentos utilizando a metodologia BIM (Building Information Modeling) – atualmente reconhecida como um importante desenvolvimento na indústria da arquitetura, engenharia e construção; e considerada por especialistas como uma mudança de paradigma no processo de execução de projetos de diferentes especialidades. Os estudantes também puderam constatar que grandes empresas já utilizam a tecnologia, a exemplo da Carvalho Hosken e da Odebrecht, as quais estão lançando mão da técnica para a construção do empreendimento Ilha Pura.
Sob a orientação dos arquitetos Flávio Graziano e Lucas Sampaio, responsáveis pela implantação do BIM no empreendimento Ilha Pura, os futuros engenheiros puderam se familiarizar com o procedimento e descobrir as diversas vantagens em utilizá-lo. Os alunos também assistiram a uma palestra sobre a tecnologia e viram de perto a maior maquete da América Latina, construída com o que há de mais avançado na área.
Para o professor e responsável por conduzir os alunos na visita, José Nelson Vieira, a experiência abre portas para o contato com renomadas empresas na área de construção civil. “Vejo esta visita como uma grande oportunidade aos alunos, que puderam ver de perto um empreendimento deste porte e de grande importância para o Brasil.” Para ele, essa é uma atividade enriquecedora que fará que os alunos se tornem profissionais em sintonia com as novidades de mercado, além de complementar de forma dinâmica e pratica os conteúdos vistos em sala de aula.