Futuros Engenheiros visitam empreendimento “Ilha Pura”

Alunos visitaram as instalações que irão abrigar os atletas participantes dos Jogos Olímpicos de 2016
Alunos visitaram as instalações que irão abrigar os atletas participantes dos Jogos Olímpicos de 2016
Alunos visitaram as instalações que irão abrigar os atletas participantes dos Jogos Olímpicos de 2016

Os alunos conheceram a Vila Olímpica que irá receber os atletas nas Olimpíadas do Rio em 2016

DA REDAÇÃO – Mais de 40 alunos dos 6º e 8º períodos do curso de Engenharia Civil das Faculdades Integradas de Caratinga (FIC) participaram no início desse mês de uma visita técnica ao empreendimento “Ilha Pura”, das empresas Carvalho Hosken e Odebrecht, no Rio de Janeiro. O empreendimento compreende a Vila dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que irá receber os atletas em 2016.

Como parte das atividades também foi realizada a visita à Feira “Construir Rio”, maior evento do estado no segmento e importante polo de negócios da cadeia da construção civil. Por meio da experiência, os alunos puderam conhecer o que há de mais inovador em relação a materiais, ferramentas e novos métodos utilizados no ramo.

O objetivo principal da atividade foi mostrar aos alunos a importância do planejamento e coordenação de empreendimentos utilizando a metodologia BIM (Building Information Modeling) – atualmente reconhecida como um importante desenvolvimento na indústria da arquitetura, engenharia e construção; e considerada por especialistas como uma mudança de paradigma no processo de execução de projetos de diferentes especialidades. Os estudantes também puderam constatar que grandes empresas já utilizam a tecnologia, a exemplo da Carvalho Hosken e da Odebrecht, as quais estão lançando mão da técnica para a construção do empreendimento Ilha Pura.

Sob a orientação dos arquitetos Flávio Graziano e Lucas Sampaio, responsáveis pela implantação do BIM no empreendimento Ilha Pura, os futuros engenheiros puderam se familiarizar com o procedimento e descobrir as diversas vantagens em utilizá-lo. Os alunos também assistiram a uma palestra sobre a tecnologia e viram de perto a maior maquete da América Latina, construída com o que há de mais avançado na área.

Para o professor e responsável por conduzir os alunos na visita, José Nelson Vieira, a experiência abre portas para o contato com renomadas empresas na área de construção civil. “Vejo esta visita como uma grande oportunidade aos alunos, que puderam ver de perto um empreendimento deste porte e de grande importância para o Brasil.” Para ele, essa é uma atividade enriquecedora que fará que os alunos se tornem profissionais em sintonia com as novidades de mercado, além de complementar de forma dinâmica e pratica os conteúdos vistos em sala de aula.

Manchete do dia

Últimas Notícias