Encontro da Virada Educação aconteceu em Governador Valadares e Uberlândia, reunindo representantes de municípios das regiões
DA REDAÇÃO – A Secretaria de Estado de Educação promoveu nas cidades de Governador Valadares e Uberlândia a Virada Educação Minas Gerais, com rodas de conversas com professores e alunos de escolas das duas regiões. Eles discutiram o que a escola tem de bom e em que ela pode melhorar, por meio de dinâmicas e debates em grupo.
Em Governador Valadares, participaram das discussões 80 educadores e 58 estudantes. A maioria dos participantes é de escolas que fazem parte da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Governador Valadares, mas as rodas também contam com alunos e professores das SREs de Guanhães e Caratinga.
Davi Gonçalves Ferreira, professor de Matemática na Escola Estadual José Teixeira Franco, no distrito de Expedicionário Alício, no município de Aimorés, espera que as escolas do campo ganhem espaço com esse diálogo. “Como estamos em uma escola voltada para a zona rural, infelizmente o currículo não abrange as necessidades dos nossos alunos. Então, se temos um currículo diversificado, voltado para a zona rural, ajudaria bastante”, afirma o educador.
O professor Davi ainda destaca a participação dos alunos nessas discussões. “Gostei da nova maneira de fazer a reunião em si, ouvindo professores. Gostei também de terem trazido alunos, que são parte fundamental no processo de melhoria da qualidade da educação de Minas Gerais”.
Os estudantes do Vale do Rio Doce também deixam sua marca nas discussões. Wemerson Silva, que faz o 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Joaquim Monteiro, viajou 60 quilômetros entre o seu município, Marilac, e Governador Valadares para participar da roda. O que ele trouxe para a discussão e acredita que é necessário para melhorar a educação em Minas Gerais é exatamente o que a Virada quer dar para os jovens: a oportunidade de serem ouvidos.
“Às vezes o aluno não tem voz ativa na escola e, para mim, isso não é certo. Nós temos que andar todos juntos, de mãos dadas, porque o caminho é longo e, com outra pessoa, ele fica mais curto. Por isso sugeri o projeto de inserir em todas as escolas um grêmio estudantil. Além disso, aqui nessa roda nós aprendemos com as diversas opiniões que ouvimos e poderemos sair daqui com um diagnóstico e formas de conseguir melhorias”.
VIRADA EDUCAÇÃO MINAS GERAIS
A Virada Educação Minas Gerais passará ainda por 14 territórios de desenvolvimento do Estado. Ao todo, foram inscritas 3.660 pessoas para estes eventos, sendo 1.820 estudantes e 1.840 professores. A participação dos estudantes e professores não é obrigatória. Para estas rodas, a SEE conta com o apoio do Unicef, que desenvolveu a metodologia e irá levar o movimento para outros 84 municípios do semiárido do Estado de Minas Gerais que fazem parte do projeto Selo Unicef.
Com a intenção de ser um movimento contínuo, a Virada terá um momento de encontro e celebração, que vai acontecer no dia 19 de setembro, quando as escolas estaduais vão realizar debates, exibições de filmes, curtas-metragens e apresentações artísticas e culturais, dentre outras iniciativas a serem programadas pelas próprias escolas.