Estudantes do técnico em agropecuária, da Jairo Grossi, participam de capacitação

Estudantes do curso técnico em Agropecuária, do Programa Trilhas de Futuro, da Escola Professor Jairo Grossi –participaram de um evento

CARATINGA – Os estudantes do curso técnico em Agropecuária, do Programa Trilhas de Futuro, da Escola Professor Jairo Grossi – mantida pela Fundação Educacional de Caratinga –, participaram de um evento especial no Auditório, do Centro de Convenções Funec.
“O objetivo foi capacitar os nossos estudantes para duas linhas básicas: uma em relação à agroindústria, em que os produtos de origens animal e vegetal são processados – onde contamos com a participação da Emater. E a outra com um técnico do Sicoob que falou sobre linhas de crédito para cobrir despesas do ciclo produtivo, fazer investimentos ou conseguir recursos para apoiar o seu agronegócio”, explicou o professor Marcos Magalhães.
No primeiro momento, o tema abordado foi “Agroindustrialização de Alimentos”, que diversifica o uso e melhora o aproveitamento de matérias-primas agropecuárias, além de desenvolver técnicas de processamento que permitem a ampliação de seu período de consumo e comercialização com garantia da segurança e qualidade dos produtos. Depois, o assunto foram as “Linhas de Crédito Rural”, como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
“Nós falamos sobre a história da nossa cooperativa aqui, na região, e sobre esta linha de crédito rural que é o Pronaf (voltado para o fortalecimento da agricultura familiar). O pequeno produtor rural, que desenvolve suas atividades com emprego direto de sua força de trabalho e de sua família, pode ter acesso aos recursos do Pronaf – que é um programa criado pelo Governo Federal, que oferece linhas de crédito específicas para financiar a produção e para a melhoria de infraestrutura”, acrescentou o analista de crédito do Sicoob, Caio Pedra.
Para os estudantes essa foi uma oportunidade de agregar conhecimentos e experiências a formação.
“É muito bom poder estar somando conhecimento ao nosso currículo, ter esse momento de interação com outros estudantes e sair um pouquinho da sala de aula”, disse Jhenifer Martins, estudante.
“Isso é muito interessante profissionalmente, mas auxilia, também, na forma como cuidamos da nossa própria propriedade”, pontuou o aluno Márcio José Silva.